CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Atual e sem perder a graça

Na sexta, 9, a atriz estreou em Simples Assim, uma mutação do espetáculo inspirado em duas coletâneas de Martha Medeiros, transmitido pela Bradesco Seguros em seu...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Enquanto os palcos da cidade aguardam o momento seguro para receber o público, outros lugares estão servindo de abrigo. A começar pela internet, nesse velho e redescoberto espaço de expressão, as montagens virtuais se estendem na agenda.
O teatro que era feito de temporada, de quinta a domingo, passou a marcar presença online, agora à disposição de um público conectado. Uma arte em mutação ou, como pensa Julia Lemmertz, “um teatro que ainda pede o encontro”.

Na sexta, 9, a atriz estreou em Simples Assim, uma mutação do espetáculo inspirado em duas coletâneas de Martha Medeiros, transmitido pela Bradesco Seguros em seu canal no YouTube. “No distanciamento, permanece a vontade de participar da cultura e da arte. Para os profissionais do setor, ainda mais, porque tem a ver com sobrevivência”, continua Julia.

Antes de o espetáculo com Pedroca Monteiro e Georgiana Góes ganhar versão digital, Simples Assim cumpria temporada no Rio, quando foi suspenso por conta da pandemia, junto com outros projetos do diretor Ernesto Piccolo. “Toda criação e produção teatral foi atingida. Sofremos impacto no ensino também”, conta o professor da escola Tablado.

Ao migrar para o ambiente online, Piccolo diz que, nos últimos meses, conseguiu manter as turmas de estudantes, embora em tamanho menor. “Tivemos que desenvolver outras abordagens, mudar a estrutura das aulas e estar mais em contato com os alunos.” Da experiência de ensinar através da tela, o diretor conta que a mudança ajudou Simples Assim a dar seus primeiros passos na nova versão. “Me aproximei dos colegas que trabalham há mais tempo nesse ambiente. Virei tecnológico e o teatro precisa disso também”, comenta.

Apesar do título inocente, Simples Assim faz humor com o que há de mais quente no noticiário brasileiro. A montagem não dá descanso à política atual e recria, em narrativas, o caos instalado, conta Julia. “Tudo começa com um jornalista que lê as principais manchetes do dia, entre tragédias ambientais e corrupção na política.” Na interpretação de Pedroca Monteiro, a cada manchete sombria, o jornalista entra em crise, os olhos enchem de lágrimas, na frente das telas. “Guardadas as proporções, estamos numa guerra. Parece que a gente entrou numa bolha para a Idade Média. Mudou para todo mundo”, ressalta a atriz.

Para o diretor, há também a presença da linguagem televisiva, há tempos um formato que questiona o humor na comunicação midiática. “Se você considerar que o teatro é uma caixa com atores interpretando personagens, não está muito longe do mesmo raciocínio no online.”

Na encenação para o palco, o trio se revezava em diversos personagens, sinalizados por perucas e trejeitos. Em uma cena, Julia e Georgiana estão loiras e trocam conselhos e dicas sobre o confinamento, sempre à beira do descontrole. Já a versão online demandou envolvimento da equipe em todas as etapas da criação a distância.

Cada integrante do elenco teve de criar seu próprio set, manipulando elementos de cena e figurinos. “Fazia sozinha o posicionamento das câmeras, da luz e do chroma key”, explica Julia. “Em algumas cenas, utilizamos os recursos e as imagens de videoconferência, ou de uma ligação de vídeo.” Para o diretor, um dos desafios foi unir o trio na história. “Não se trata de reproduzir a peça, porque ela foi criada para o palco. Além de reduzir a duração, escolhemos cenas que pudessem manter a ideia principal, além de dinamizar. No teatro, por exemplo, sempre tinham dois atores em cena. Ao fim de cada uma delas, um deles saía, e o terceiro surgia. No virtual, isso não acontece da mesma maneira.”

Para a versão online, Julia deixou o confinamento no sítio afastado e retornou à capital carioca. “Claro que fiquei bastante insegura. Depois da pandemia, nunca pensei que pudesse olhar para a cidade de outra forma. Não me vejo mais morando no Rio.”
Piccolo conseguiu tocar a temporada de outras peças suspensas, como D.P.A. – A Peça – Um Mistério no Teatro, em formato Drive-in, no Allianz Parque, nos dias 11 e 12. “Não é muito simples fazer adaptações, o importante é estar com um time, e o teatro permite essa condição.”

NOVO LIVRO

A escritora gaúcha Martha Medeiros deve publicar ainda neste mês A Claridade Lá Fora, pela editora L&PM, uma ficção que nasceu de um roteiro escrito em 2017, segundo informações da assessoria de Simples Assim.

No caminho inverso de um filme, Martha resgatou o roteiro e fez adaptação sobre a história de uma mulher de 66 anos que vive isolada com o marido. Acontecimentos vão forçar a senhora a retornar ao convívio, junto com um segredo que explica o motivo da vida em reclusão. “É sobre a insanidade que pode nos acometer”, diz a autora. “Mesmo sendo pessoas normais, todo mundo pode algum dia cometer uma loucura.”

SERVIÇO

SIMPLES ASSIM
BRADESCO SEGUROS COM VOCÊ,
NO YOUTUBE.
6ª, 21H. ATÉ 9/11.
GRÁTIS.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN