CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a ABCR: fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 5,1% em setembro ante agosto
Foto: Arquivo ANPr

ABCR: fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 5,1% em setembro ante agosto

O crescimento foi puxado pela recuperação do fluxo de veículos leves, que cresceu 6,1% na passagem do oitavo para o nono mês. O fluxo de veículos...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
Imagem referente a ABCR: fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 5,1% em setembro ante agosto
Foto: Arquivo ANPr

O fluxo de veículos em estradas com pedágio manteve em setembro a tendência de crescimento marginal ao avançar 5,1% na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 9, pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pela Tendências Consultoria Integrada.

O crescimento foi puxado pela recuperação do fluxo de veículos leves, que cresceu 6,1% na passagem do oitavo para o nono mês. O fluxo de veículos pesados também mostrou crescimento, de 2,7% na margem.

Os veículos pesados são destaque, por outro lado, na comparação com setembro de 2019. Nesta base, o fluxo de veículos do tipo cresceu 5% no nono mês de 2020, enquanto o fluxo de veículos leves cedeu 8,1%. O fluxo total medido pela ABCR teve queda de 4,8%.

“As recentes políticas de sustentação de renda impulsionam bens de consumo, contribuindo para o transporte de cargas. Por outro lado, o fluxo de leves está ligado ao desdobramento da covid-19”, afirma, em nota, a analista Andressa Guerrero, da Tendências. Ela observa que houve queda no fluxo de veículos leves mesmo com o feriado prolongado de 7 de setembro.

No acumulado de 2020, a ABCR e a Tendências apuraram contração de 16,3% no fluxo total de veículos em estradas pedagiadas. Nas aberturas, há queda de 20,7% no fluxo de veículos leves e de 3% no fluxo de veículos pesados. Nos 12 meses encerrados em setembro, o fluxo agregado acumula queda de 11,3%, enquanto os veículos leves têm contração de 14,5% e os pesados, redução de 1,4%.

Estados

Em São Paulo, o fluxo total de veículos em estradas pedagiadas cresceu 5,1% em setembro ante agosto, na série com ajuste. O resultado foi puxado por alta de 5,9% dos veículos leves e de 2,9% dos veículos pesados. Na comparação com setembro de 2019, houve queda de 7,6% no fluxo total, influenciada por contração de 11% nos veículos leves e alta de 4,2% nos veículos pesados.

No Rio de Janeiro, o fluxo de veículos subiu 5,7% em setembro ante agosto, com resultados positivos em veículos leves (5,2%) e pesados (3,4%). Em relação a igual mês de 2019, o fluxo total cedeu 0,6%, com queda de 0,8% nos veículos leves e alta de 0,2% nos veículos pesados.

No Paraná, o fluxo total cresceu 4,3% na margem, puxado por alta de 5,9% no fluxo de veículos leves e de 4,3% no fluxo de veículos pesados, na série com ajuste. Na comparação interanual, o Estado também registra alta no fluxo total, de 6,3%, puxada por aumento de 3,9% no fluxo de veículos leves e de 9,9% no fluxo de veículos pesados.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN