CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Evento conta a história dos 112 anos do Departamento Penitenciário

Evento conta a história dos 112 anos do Departamento Penitenciário

O evento é online e organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen)...

Publicado em

Por Luiz Oliveira

Publicidade
Imagem referente a Evento conta a história dos 112 anos do Departamento Penitenciário

Um evento online organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) contou a história dos 112 anos do sistema prisional do Paraná, comemorado nesta semana. Foram dois dias, de palestra e contação de histórias, que teve a participação de servidores e da comunidade de todo o estado.

“Esse ano por conta da pandemia foi preciso inovar e por isso mantivemos o evento e comemoração de aniversário em formato online, o que de certa forma facilitou o acesso público e também garantiu a manutenção dessa memória viva no tempo”, afirma do diretor do Depen, Francisco Caricati.

“Acredito que cumprimos com o nosso propósito de oportunizar o acesso a história do sistema penitenciário para pessoas que estão localizadas em outras regiões do estado e que antes não tinham tido a oportunidade de participar dos eventos de comemoração”, ressalta a diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, Marilza Hack.

A diretora explica ainda, que a escola buscou organizar o evento em dois dias e apresentar a história em diferentes formatos, de forma acadêmica baseada em estudos, como também, de forma contada a partir de relatos daqueles que fizeram e fazem parte da história do departamento penitenciário.

O primeiro dia do evento contou com a participação do diretor do Depen e da diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário que abriram as atividades. Em seguida, o professor Clóvis Gruner, da Universidade Federal do Paraná, falou sobre o surgimento do sistema prisional e o contexto histórico, traçando um breve panorama das necessidades da segurança pública no começo do século 20, bem como os benefícios e problemas advindos da implantação da Penitenciária do Estado.

A segunda parte do evento foi de contação de histórias que foram apresentadas por Edevaldo Miguel Costacurta, Felis Russi Filho, Marcelo Leôncio de Lima Bueno e Carlos Alberto de Carvalho, servidores aposentados e ativos, que contaram sobre fatos que vivenciaram ou ouviram nas prisões do Paraná.

O texto é da Assessoria de Comunicação do Depen.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais