CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Sanepar inicia mapeamento na bacia dos mananciais de Cascavel

Sanepar inicia mapeamento na bacia dos mananciais de Cascavel

Levantamento abrange os mais de 260 km² das bacias dos rios que abastecem e do rio que vai abastecer a população...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Sanepar inicia mapeamento na bacia dos mananciais de Cascavel

Técnicos da Sanepar iniciaram esta semana os levantamentos e diagnóstico da bacia dos rios Cascavel, Peroba e Saltinho, que abastecem aos moradores de Cascavel, e do Rio São José, que vai contribuir com o abastecimento da cidade a partir do ano que vem. O objetivo é mapear todas as vulnerabilidades nas áreas desses mananciais apontando as atividades que são desenvolvidas em cada uma das bacias e indicar os impactos na água dos rios. 

Sete profissionais da Sanepar estão percorrendo mais de 260 quilômetros quadrados das quatro bacias. A equipe utiliza um drone para auxiliar nos trabalhos. Nesse mapeamento serão apontados os riscos potenciais de cada atividade e, na sequência, será elaborado plano de ação para controle, eliminação, mitigação e monitoramento nos rios. 

“A partir desse levantamento teremos a definição do perfil de cada um dos rios, caracterizando os principais impactos na qualidade de água”, afirma a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes. A gerente destaca, ainda, que a segurança hídrica leva em conta a qualidade, a quantidade, a disponibilidade da água, a cobertura e os custos para o abastecimento público. 

Pioneirismo – Essa é uma das primeiras medidas que a Sanepar antecipa para compor o Plano de Segurança das Águas (PSA), definido pelo Ministério da Saúde e baseado em metodologia da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cascavel será a primeira cidade do país a ter implantado o PSA. 

Ester explica que todos os impactos verificados deverão receber tratamento e, devido à complexidade do PSA, será necessário estabelecer parcerias. “A responsabilidade deve ser compartilhada e é imprescindível a participação de diversas instituições para apoiar as ações que estarão definidas no Plano”, afirma a gerente. 

O levantamento técnico que irá compor o diagnóstico das bacias dos quatro mananciais de abastecimento de Cascavel deve se estender até a próxima sexta-feira (22). 

Dia do Rio – No próximo domingo (24) é comemorado o Dia do Rio. A data foi instituída para conscientizar a população e mostrar a importância da preservação e da proteção dos recursos naturais. 

A gerente regional da Sanepar, Rita Camana, diz que é bem oportuno o trabalho de monitoramento que está em curso em Cascavel, nesta semana que antecede a data. “Estamos vivendo uma das piores estiagens na região. Nossos mananciais apresentam queda acentuada nas suas vazões, comprometendo o abastecimento da população. Precisamos unir esforços para assegurar a qualidade e desenvolver ações que visem garantir a perenidade das nossas nascentes. Todos precisam fazer a sua parte”, ressalta Rita.

O texto é da Assessoria**

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais