CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Diagnóstico e prognóstico

Diagnóstico e prognóstico

Reproduzo aqui, extraídos do texto que ele postou em suas redes sociais, os trechos mais significativos:...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade
Imagem referente a Diagnóstico e prognóstico

Uma das mais objetivas, precisas, duras e realistas análises do atual quadro político nacional e suas perspectivas para o futuro foi resumida em poucas linhas dias atrás pelo médico espanhol, naturalizado brasileiro, Luís Mir.

Reproduzo aqui, extraídos do texto que ele postou em suas redes sociais, os trechos mais significativos:

Com a reeleição assegurada do atual Presidente da República em 2022 – vai ser candidatura única – temos que nos preparar. Para mais uma derrota – merecida – e fazermos a autocrítica: o que fazer?

Candidatura única? Sim. Os concorrentes do atual ocupante foram estraçalhados com crueldade digna da Inquisição. E repito, não servem, diante dos desafios que temos atualmente como sociedade e civilização, para síndicos de prédio.

Sérgio Moro foi asfixiado politicamente no cargo e na vaidade. Virou uma viúva de luxo, mas uma viúva.

Luiz Henrique Mandetta uma viúva desesperada. É o rei das lamentações da República. Mas acima de tudo um covarde.
Não reconhece que vergou a coluna o necessário para participar desde o início dessa hediondez que hoje critica, banhado em ‘falsa santidade’, como apóstolo da saúde pública. Tentou, desde que sentou na cadeira ministerial, privatizar, em marcha batida, o SUS.

Ciro Gomes tem um pedra intransponível em seu caminho. Só ele, e mais ninguém, acredita que esteja preparado ou se tenha preparado para exercer a Presidência. É um autoritário que pode adotar atitudes tresloucadas, inconsequentes, irracionais, diante de adversários ou dificuldades que ameacem seu poder.

Sobre Luciano Huk: é o mais inviável de todos. Para ele, sua candidatura presidencial é um novo quadro do seu programa de auditório. E a Presidência o maior prêmio que seu programa ofereceu enquanto durou. Auditório não é eleitorado. Os profissionais vão ensinar-lhe isso a ferro e fogo.

Sobre João Dória: não conseguiu reverter a sina de São Paulo: é o estado brasileiro mais inepto e incapaz para produzir e alavancar candidaturas presidenciais. Há décadas. Não tem partido nacional, com vocação majoritária, atualmente em frangalhos. E não tem ‘cara de Brasil’, isso me foi dito por um dos políticos mais importantes da história republicana brasileira, o Presidente Tancredo Neves. Segundo ele, Minas Gerais tinha essa qualidade, seus políticos tinham a ‘cara de Brasil’. Como reconhecia que também aconteciam acidentes de percurso. Mas ninguém duvidava, disse ele sorrindo, que quando o país necessitava de rumo, todos os olhares se dirigiam para Minas.

Sobre o PT: vai cumprir sua missão com zelo, devoção, convicção. Ser novamente a correia de transmissão da extrema direita. Qualquer candidato que seja, não será candidato. Será um preposto do Guia Genial do Povo Brasileiro.

O que fazer? Recomeçar do zero a refundação da centro-esquerda brasileira. Que foi atropelada, prostituída, corrompida, estraçalhada, pelo Duo do Mal, vulgos PT e PSDB.

E com a candidatura única da extrema direita em 2022, teremos, ou melhor, teremos que ter, generosidade, humildade, visão estratégica, para retomar a marcha democrática do país, confiando-a a essa massa ignara, pobre, segregada, que é a maioria do povo brasileiro. Seus verdadeiros protagonistas.

Uma última observação: quem é o atual gênio político brasileiro? Jair Bolsonaro. De uma posição residual na relação de forças, anteviu a transformação histórica ansiada pelas massas, moldou o discurso e se lançou à disputa solitariamente como um gladiador marcado para morrer nos dez primeiros minutos da luta.

E derrotou todos os heróis do Coliseu, para delírio das massas. Mas as massas vão querer mais. E ele ainda tem forças para uma última luta em 2022”.

Impossível uma opinião mais insuspeita.

Pesquisador, historiador e escritor dos mais respeitados nas hostes esquerdistas, Mir é ardoroso militante comunista desde jovem e crítico raivoso do presidente e do capitalismo neoliberal.

Dá para imaginar o escândalo que a avaliação dele está provocando nas trincheiras dos adversários de Bolsonaro.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais