CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Ouvidor da Saúde passa a atuar na Ouvidoria Geral do Estado

Ouvidor da Saúde passa a atuar na Ouvidoria Geral do Estado

Yohhan de Souza iniciou atividade na Secretaria da Saúde como estagiário e atuou durante 13 anos. A servidora Patrícia Maria Cardoso Ferreira assume a função....

Publicado em

Por CGN 2

Publicidade
Imagem referente a Ouvidor da Saúde passa a atuar na Ouvidoria Geral do Estado

O ouvidor geral do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, Yohhan de Souza, assume a Ouvidoria Geral do Estado. Ele foi indicado pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

As ouvidorias são uma forma de ampliação do espaço público e democrático, que buscam valorizar o exercício cotidiano da cidadania, por meio de solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as ações e programas de governo.

A Ouvidoria Geral do Estado é a gestora das ouvidorias das secretarias e de órgãos públicos e tem, também, a função de coordenação e manutenção do Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias – SIGO, do Poder Executivo Estadual.

SAÚDE – Criada por meio da Resolução número 113/2011, a Ouvidoria Estadual do SUS no Paraná passa a ter a terceira pessoa atuando como ouvidor. Quando foi instituída, a servidora Oliva de Fátima Pacheco Vasconcellos foi nomeada ouvidora e permaneceu no cargo até se aposentar, em 2018. Foi ela que indicou para a função o seu então assessor, Yohhan Garcia de Souza, que havia iniciado o trabalho na área como estagiário.

“A Secretaria da Saúde tem um time de pessoas conhecedoras da ouvidoria, temos a sorte neste aspecto”, diz o secretário da Saúde, Beto Preto. Além de Yohhan, ele cita sua própria experiência como primeiro ouvidor geral do SUS nacional. Beto Preto também cita chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Geraldo Biesek, que trabalhou com ele no Ministério da Saúde, e o diretor-geral da Secretaria, Nestor Werner Junior, que implantou ouvidorias nos municípios quando foi diretor de Regional. “São forças e conhecimentos distintos que vieram para somar e tornaram possível a ouvidoria como é hoje”, afirma o secretário.

Ele destaca que o novo titular da Ouvidoria Geral do Estado fez um diferencial durante a pandemia pela Covid-19, à frente do atendimento à população pelo 0800 e whatsapp, esclarecendo dúvidas e orientando cidadãos. “Reconhecemos todo o empenho e dedicação”, comentou.

Yohhan de Souza atua na Ouvidoria Geral da Saúde desde os primeiros meses de existência do setor, entrou como estagiário e se estabeleceu, chegando até o cargo de coordenação da área em 2018. “Trabalho com muita vontade, porque a Ouvidoria é uma forma de servir à população”, diz ele.

PANDEMIA – A Ouvidoria da Secretaria da Saúde expandiu a atuação em meio à pandemia. A equipe que atua na área foi reforçada com a Central de Atendimento Avançado Covid-19, com atuação 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Por causa da Covid-19, alguns dos nossos planos foram alterados. Mas sem dúvida a atuação da Ouvidoria nesse período foi importante e fundamental para ajudar o esclarecimentos e orientações para a população”, completa Yohhan.

NOVA OUVIDORA – A servidora da Secretaria da Saúde, Patrícia Maria Cardoso Ferreira assumiu a Ouvidoria Geral do SUS esta semana. Tem formação técnica em enfermagem e gestão em saúde. “Após passar pela Ouvidoria da Regional de Saúde de Paranavaí, percebi que essa área propiciava o que eu buscava, que era a aproximação com o cidadão”, diz ela.

Inicialmente Patrícia pretende seguir com as ações em andamento e em breve efetivar a instalação do número tridígito para atendimento ao cidadão.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais