Se Brexit for violado, União Europeia diz que não ratifica acordo com Reino Unido

“Se as autoridades do Reino Unido violarem – ou ameaçarem violar – o Acordo de Retirada, através da Lei do Mercado Interno do Reino Unido na...

Publicado em

Por Agência Estado

O Parlamento Europeu confirmou, por meio de comunicado, que não ratificará qualquer acordo comercial com o Reino Unido caso o pacto do Brexit seja violado, como sinalizou o governo britânico.

“Se as autoridades do Reino Unido violarem – ou ameaçarem violar – o Acordo de Retirada, através da Lei do Mercado Interno do Reino Unido na sua forma atual ou de qualquer outra forma, o Parlamento Europeu não irá, em nenhuma circunstância, ratificar qualquer acordo entre a UE e o Reino Unido”, diz o documento.

De acordo com o comunicado, os líderes do Parlamento Europeu estão “profundamente preocupados e desapontados” com o Reino Unido. O premiê britânico, Boris Johnson, encaminhou nesta semana ao legislativo um projeto de lei que ignora alguns dos compromissos firmados com a UE no ano passado, como o que se refere à Irlanda do Norte.

“A Lei do Mercado Interno prejudica gravemente a confiança e credibilidade que o Parlamento Europeu já afirmou ser ‘um elemento essencial de qualquer negociação’, colocando assim em risco as negociações em curso sobre a relação futura”, ressalta o Parlamento Europeu.

Os líderes europeus também disseram que apoiam o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, em um pedido para que o governo britânico desista das medidas até o final de setembro.

“No que diz respeito ao resultado da oitava rodada de negociações, o Parlamento Europeu continua empenhado numa parceria ambiciosa com o Reino Unido. Estamos decepcionados com a contínua falta de engajamento recíproco do lado do Reino Unido nos princípios e interesses fundamentais da UE”, reforça o documento.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X