CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Campanha alerta para problemas de saúde mental na pandemia

Campanha alerta para problemas de saúde mental na pandemia

Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, nesta quinta-feira (10) a Secretariada Saúde fará uma videoconferência sobre o tema direcionada a profissionais da área. ...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Campanha alerta para problemas de saúde mental na pandemia

A campanha Setembro Amarelo, que debate mundialmente a prevenção ao suicídio, traz este ano um componente a mais como fator de risco para as questões ligadas à saúde mental, que é a pandemia da Covid-19.

Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, nesta quinta-feira (10) a Secretaria de Estado da Saúde fará uma videoconferência sobre o tema direcionada a profissionais da área. Será das 9h às 12h, com transmissão pelo canal youtube.

“As pessoas estão vulneráveis diante dos desdobramentos da pandemia e a Secretaria da Saúde está atenta a isso, capacitando e atualizando profissionais na área da saúde mental, tanto para apoio da população como dos próprios profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus”, afirma o secretário Beto Preto.

Segundo ele, além das questões relacionadas à doença, como o grande número de infectados, de internados e de mortes, a pandemia impõe o isolamento e distanciamento social e desencadeou problemas relacionados à economia e também acabou provocando danos à saúde mental.

“A campanha Setembro Amarelo é uma importante estratégia de prevenção, pois coloca o tema em evidência, principalmente neste momento de um novo cenário com muitos fatores de risco para a saúde mental. Por isso a necessidade de profissionais atualizados para identificar e tratar deste paciente”, diz a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

CAMPANHA – Para orientar os profissionais da área, a Secretaria da Saúde publicou Nota Orientativa (no.15) com recomendações para a estrutura e ambiente de trabalho, destacando o foco de ação para os trabalhadores.

A Divisão de Atenção à Saúde Mental da Secretaria elaborou mais duas Notas Informativas: sobre a campanha Setembro Amarelo durante o período de pandemia e sobre a realização de Ações de Prevenção do Suicídio, visando fornecer maior suporte técnico aos profissionais que atuam na área e que também irão promover ações junto a suas equipes nos municípios.

“Desenvolvemos ações ao longo de todo ano e agora, tendo em vista a pandemia da Covid-19, é preciso ter um olhar especial e constante para as consequências na saúde mental, proporcionando à população o acolhimento, escuta empática e o cuidado necessário”, explica a psicóloga da Divisão de Atenção à Saúde Mental, Flávia Figel.

A Secretaria mantém ainda a oferta do curso EAD de Prevenção do Suicídio, elaborado pela Divisão de Atenção à Saúde Mental em parceria com a escola de Saúde Pública do Paraná, com duração de 65h e disponibilizado na plataforma da ESPP.

O suicídio é um fenômeno mundial que causa grande preocupação à saúde pública. “O tema, que já foi grande tabu, atualmente vem sendo cada vez mais debatido. Contudo, ainda assim precisamos diminuir o estigma em torno do suicídio e dos transtornos mentais e disseminar informações sobre prevenção e saúde mental”, afirma Flávia Figel.

“Precisamos estar atentos a alguns sinais, como mudanças repentinas de comportamento, oscilações no humor, isolamento, além de verbalizações sobre querer morrer ou sobre suicídio, pois são indicativos de que o indivíduo está sofrendo”, acrescenta a psicóloga.

AJUDA – Pessoas que precisam de ajuda sobre questões ligadas à saúde mental ou que conhecem pessoas que precisam deste tipo de apoio e tratamento devem procurar ou indicar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Em caso de emergência, o contato é o Samu ou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

As informações são da Agência Brasil.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN