CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Abrace a beleza da vida: campanha envolve salões de beleza na prevenção ao suicídio

Abrace a beleza da vida: campanha envolve salões de beleza na prevenção ao suicídio

Clínica psiquiátrica ofereceu treinamento a funcionários dos estabelecimentos participantes e material de conscientização...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Abrace a beleza da vida: campanha envolve salões de beleza na prevenção ao suicídio

O mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, que envolve diretamente a sociedade organizada e tem como objetivo frear o crescimento do número de casos no Brasil. Em Cascavel e em outros 10 Municípios da região Oeste do Paraná, uma ação diferente impulsionará o trabalho de conscientização sobre o tema: a campanha “Abrace a beleza da vida”.

A Clínica de Psiquiatria e Neuromodulação (CPNA) elaborou a ação, que envolve salões de beleza e uma barbearia. A ideia é utilizar esses locais em que as pessoas comumente compartilham informações sobre suas vidas para identificar eventuais casos de distúrbios mentais e potenciais suicidas. Para isso, profissionais dos estabelecimentos parceiros da campanha receberam orientações sobre como perceber quando uma pessoa precisa de auxílio médico.

O bate-papo com os profissionais da CPNA, doutor Renato Uchôa (especialista em psiquiatria) e Marina Luiza Felix (psiquiatra), ocorreu em ambiente virtual. “Nesse encontro online, pudemos capacitar os profissionais que atuam nos salões de beleza a perceberem pessoas com possíveis quadros depressivos ou outros distúrbios mentais, orientando sobre o que fazer diante de um eventual caso. Essa capacitação é muito importante e pode salvar vidas”, destaca o médico Renato Uchôa.

Os profissionais tiraram dúvidas e compreenderam melhor os aspectos que envolvem a saúde mental, bem como a importância da psiquiatria. Foi uma oportunidade também de desmistificar o suicídio. “O tema suicídio ainda é envolvido em tabu. Compreendemos que é preciso falar sobre esse assunto e provocar a sociedade a estar atenta e atuante na prevenção. Mostrar a beleza da vida é um passo essencial nesse processo, por isso o nome da campanha”, explica a médica Marina Luiza Felix.

Além do processo de orientação, os salões de beleza parceiros receberam materiais impressos de conscientização sobre o tema (cartaz e flyers). A ideia é que esse conteúdo fique acessível aos clientes durante o mês de setembro e permita a propagação da conscientização. Nos materiais, além de informações básicas sobre a prevenção ao suicídio, consta o telefone do CVV (Centro de Valorização da Vida): 188. Esse canal, disponível na região Oeste, realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por e-mail.

“Precisamos unir esforços para que a beleza da vida sobreponha. A informação é o primeiro passo. As pessoas precisam ficar atentas ao seu redor e, ao perceber, qualquer indicativo de que alguém próximo precisa de ajuda, estimular a procura pela psiquiatria”, pontua o médico Renato Uchôa. “Somente o acesso ao serviço médico adequado pode ajudar, mas para isso é preciso um diagnóstico, mesmo que primário de que há a necessidade”, complementa Uchôa.

Sobre o suicídio

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa triste realidade registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Ainda de acordo com a ABP, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais