CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Família da Lapa melhora produtividade e qualidade da produção leiteira

Família da Lapa melhora produtividade e qualidade da produção leiteira

O trabalho na propriedade começou em julho do ano passado, quando o produtor estabeleceu a meta de produzir 250 litros de leite por dia. Para isso,...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Família da Lapa melhora produtividade e qualidade da produção leiteira

Osvaldir Benedito Teixeira conta com a mão de obra da família para manter a produção do seu rebanho leiteiro na comunidade Faxinal dos Pretos, no município da Lapa. Há um ano ele participa do Projeto Estadual de Bovinocultura de Leite, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). Neste tempo já conseguiu melhorar a qualidade do leite, a produtividade e o lucro com a atividade.

O trabalho na propriedade começou em julho do ano passado, quando o produtor estabeleceu a meta de produzir 250 litros de leite por dia. Para isso, ele passou a seguir as orientações dos extensionistas para fazer a gestão e a dieta dos animais, sem descuidar da qualidade final do leite. 

Com o acompanhamento técnico prestado pela médica veterinária Camila Cristina Antunes Negrão de Andrade, do IDR-Paraná, a meta já foi superada. Atualmente o rebanho da família Teixeira produz 260 litros de leite por dia.

GARANTIR A QUALIDADE – Para garantir a qualidade da produção, a família passou a fazer o controle leiteiro zootécnico mensal, serviço oferecido pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e também participou de palestras e capacitações.

Além disso, os produtores seguiram as orientações de manejo de ordenha e realizaram o tratamento dos animais doentes. “A preocupação da família em entregar um leite de qualidade para o Programa Leite das Crianças e o resultado do esforço estão em seus indicadores de qualidade do leite”, explicou Camila.

Segundo ela, a Contagem de Células Somáticas (CCS) da propriedade que era de 480 (x1000 cél/mL) passou para 160 (x1000 cél/mL). A Contagem Padrão em Placa (CPP) passou de 50 (x1000 UFC/mL) para 8 (x1000 UFC/mL) em 7 meses.

O trabalho não parou por aí, em julho do ano passado, quando a família começou a receber assistência técnica, a propriedade contava com produção média de 160 litros de leite ao dia. Eram dez animais e uma produtividade de 16 litros/animal/dia. Um ano depois, esse indicador passou para 21,9 litros/animal/dia, com um aumento de aproximadamente 6 litros/animal/dia.

O cuidado com o pasto, o balanceamento de dieta de precisão e a gestão da propriedade foram fundamentais para esse resultado. Outro indicador de melhoria na propriedade foi o aumento da Margem Bruta Média que passou de R$ 0,86 por litro produzido, para R$1,02.

Para os produtores, esse é o resultado concreto do gerenciamento de custo da propriedade e melhoria da eficiência leiteira dos animais, sob a orientação, dos extensionistas.

SUCESSÃO – Além de melhorar a produtividade e o lucro da propriedade, a família Teixeira também resolveu outro assunto que poderia ser um problema num futuro próximo, a sucessão familiar.  Antes do projeto, a baixa rentabilidade da atividade leiteira indicava que o único filho do casal, Leandro de 15 anos, não permaneceria na propriedade.

Assim como tantos filhos de produtores da região, a tendência era o jovem buscar trabalho na cidade. Após as mudanças e a constatação de que a atividade leiteira é rentável, Leandro já pensa em seguir os passos dos pais e ficar na propriedade.

Para Camila, a dedicação de toda a família e o uso das ferramentas que o Projeto Estadual de Bovinocultura de Leite oferece tornaram possível a realização do sonho da família se manter unida, trabalhando junto e vivendo confortavelmente com o que a pecuária de leite é capaz de oferecer.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN