AMP

Mesma advogada que conseguiu aumento salarial para si na justiça pediu que ação de sindicato para beneficiar a outros seja improcedente

Sismuvel se coloca a disposição de servidores que quiserem mover ações individuais para conseguir promoção vertical...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Nos últimos dias a CGN mostrou que vários ocupantes do cargo de advogado conseguiram sentença favorável em ações judiciais contra a prefeitura alegando o direito de ter promoção vertical.

O Sismuvel (Sindicato dos Servidores Municipais de Cascavel) busca desde 2016 o pagamento para um grupo de servidores. O curioso é que uma das advogadas que conseguiu o pagamento para si fez a defesa do Município no processo que tramita há vários anos e lá pediu que a demanda fosse improcedente, ou seja, que o pedido do sindicato não fosse aceito.

Na ação de 2016 o sindicato questiona a forma que pagamento das progressões que vinha sendo feita pela prefeitura. Eles questionam o fato que vários cargos, por terem um número menor de servidores, não tiveram aberta nenhuma vaga para possibilitar a progressão. O pedido é que houvesse pelo menos uma vaga por cargo, para que os servidores que tenham direito ao benefício possam progredir.

O município disse na contestação que não houve ilegalidade na forma de distribuição das vagas e que o objetivo foi distribuir proporcionalmente a progressão entre os cargos. O processo até hoje não teve sentença. O curioso é que a advogada que representa a prefeitura, e pediu preliminarmente que o pedido aos demais servidores seja negado, foi uma das que conseguiu o aumento para si própria em ações individuais. Na ação da advogada não houve recurso do município, ao contrário, o procurador jurídico Luciano Braga Côrtes chegou a apresentar um documento, como fez em outras ações, dizendo que concorda com o pedido dela.

Em documento juntado recentemente na ação do Sismuvel o advogado do sindicato questiona toda a argumentação do município para evitar a promoção na ação coletivo, considerando que em outros casos não tem ocorrido recurso, chegando a citar a concordância do procurador no pedido da advogada.

“Em que pese os argumentos elencados na peça de resistência do Município, em demandas semelhantes ajuizadas por inúmeros servidores não tem ocorrido a resistência que verificamos na presente demanda que, em tese, irá beneficiar servidores que já possuem direito adquirido à progressão funcional.

Dessa forma Exa., requer pela juntada de documento onde o Município manifesta a concordância acerca de pedido semelhante concordando com a progressão da autora. Consequentemente, após a concordância do Município em conceder a progressão funcional, a ação foi julgada procedente”, diz o documento

A CGN busca o município para saber se na ação do sindicato também será apresentada manifestação pela procedência do pedido.

Promoção vertical

A lei prevê que servidores concursados há pelo menos cinco anos possam ter esta promoção que representa um aumento de cerca de 10% no salário. Ao longo da carreira, cada servidor acumula uma pontuação e há uma quantidade mínima para poder subir de nível. A pontuação para saber quem terá direito ao aumento é determinada por tempo de serviço, escolaridade e/ou formação superior à exigida para o cargo, nota de avaliação anual de desempenho e atividades extraordinárias desenvolvidas. Quem tiver falta injustificada ou licença perde pontos. 

Novas ações

Alegando que o gasto com pessoal está muito alto, o município não concede a progressão vertical há três anos. Além da ação que questiona os cargos excluídos em promoções anteriores, o Sismuvel está se dispondo a entrar com ações individuais para servidores que têm direito ao aumento salarial ainda não pago pelo município. O volume de ações deve ser grande e o sindicato deu até dia 10 de outubro para os interessados enviarem documentos. Servidores associados não terão custos processuais.

Atualização

Nota encaminhada pelo município:

“Com relação a ação da servidora que presta serviços jurídicos à Prefeitura de Cascavel, no passado ela moveu ação como pessoa física, porém, como advogada do Município tem o dever de defendê-lo juridicamente e contestar qualquer ação movida, seja por servidores ou outro cidadão”.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X