CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Justiça Federal dá ordem para que cirurgia em feto seja realizada em 12 horas

Justiça Federal dá ordem para que cirurgia em feto seja realizada em 12 horas

CGN mostrou nesta manhã situação de gestante que corre contra o tempo para garantir a vida da filha......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Justiça Federal dá ordem para que cirurgia em feto seja realizada em 12 horas

Foi concedida no início da tarde de hoje pela Justiça Federal uma decisão favorável à gestante Paola Gnoatto. O SUS precisa providenciar em 12 horas a cirurgia intra-uterina no feto para corrigir uma má-formação.  O caso foi mostrado pela CGN na manhã de hoje. 

Paola está gravida de uma menina e a gestação chegou a ser desenganada por médicos dizendo que o bebê não teria condição de sobreviver. Ao procurar um especialista em Curitiba, no entanto, o laudo foi de mielomeningocele lombo-sacra com malformação de Chiati tipo II que é passível de cirurgia.

O procedimento no entanto, precisa acontecer até o fim da 26ª semana de gestação, prazo que se esgota na próxima segunda-feira (27). Se não for feita neste prazo o procedimento podeperde a eficácia.

Pelo SUS, a cirurgia só pode ser feita em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Curitiba/PR. Se no prazo de 12 horas a partir da intimação o SUS não providenciar o procedimento a decisão judicial cogita buscar a rede particular, onde o procedimento custaria, segundo a família, R$ 150 mil.

“Assim, defiro parcialmente a tutela de urgência requerida, para determinar às partes rés a adoção de diligências administrativas de máxima urgência e prioridade, a fim de que seja realizada a cirurgia fetal de correção de mielomeningocele, bem como seja prestado todo o necessário atendimento pós-operatório, tudo através do SUS, no prazo de 12 (doze) horas, a contar da intimação, findo o qual, em caso de descumprimento, será apreciado o requerimento de realização da cirurgia fetal através da rede particular de saúde e com custeio pelo Poder Público”.

O prazo passa a contar a partir da intimação que foi determinada com máxima urgência. A CGN está com contato com a Secretaria de Estado de Saúde para ter informações sobre o cumprimento da decisão judicial. 

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais