CONECTE-SE CONOSCO

Opinião

Com todas as honras

Publicado

em

Merecendo as mais efusivas homenagens, tem aniversariante ilustre na cidade nesta semana.

Uma solenidade militar na manhã da próxima sexta-feira (22) vai celebrar os 48 anos da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Com início marcado para as 10h30, o evento terá lugar no quartel do 33° Batalhão de Infantaria Mecanizada.

Vale lembrar um pouco de sua história: a 15ª BIMec é sucessora do 2º Grupamento de Fronteira, que estava sediado originalmente na cidade gaúcha de Jaguarão e foi transferido para Cascavel em 1971 por uma decisão geopolítica do governo federal.

Instalada aqui com o mesmo nome e status, a corporação teve como primeiro comandante o saudoso general Jofre Sampaio, que preparou o caminho para transformá-la em brigada algum tempo depois.

Hoje comandada pelo general Roberth Alexandre Eickhoff e tendo sob sua jurisdição dois terços do Paraná, ela é uma das principais unidades de elite do Exército brasileiro.

Além da missão primordial de proteger o território nacional em uma extensa região fronteiriça extremamente sensível, a brigada está encarregada de desenvolver a doutrina operacional do blindado anfíbio Guarani, carro de combate e transporte de tropas produzido com tecnologia genuinamente brasileira.

No gênero, é um dos equipamentos bélicos mais avançados do mundo na atualidade.

(Leia outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)


Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade

Copyright 2019 CGN ® Todos os direitos reservados Contato