Aluna de Cascavel é vice-campeã nacional de oratória entre mais de 15 mil estudantes
Publicado em

Por Diego Cavalcante
Atualizado em
A estudante Irit Valentina Pucci, do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, conquistou o segundo lugar na categoria Ensino Médio do Oratória nas Escolas, durante a Convenção Nacional da JCI, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Lajeado, no Rio Grande do Sul.
A conquista colocou Cascavel entre os destaques nacionais da competição, que reuniu mais de 15 mil estudantes ao longo das etapas seletivas realizadas em todo o Brasil. Para chegar à final, Irit precisou vencer etapas anteriores e demonstrar a capacidade de transformar ideias em palavras, com clareza, segurança e propósito.
O caminho até o vice-campeonato nacional começou ainda em Cascavel, com a retomada do projeto Oratória nas Escolas pela Junior Chamber International (JCI) Cascavel, em parceria com o Núcleo Regional de Educação. Em 2026, cinco colégios públicos participaram da fase municipal, que voltou a movimentar o ambiente escolar em torno da comunicação e da expressão oral.
Em agosto, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, Irit conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio durante a etapa estadual, garantindo a vaga na disputa nacional. Na mesma fase, Arianna Victoria Reyes Gonzales, do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, alcançou o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental.
O resultado também resgata uma história de longa duração em Cascavel. O Oratória nas Escolas foi realizado por 28 anos consecutivos no município, alcançando milhares de jovens do Oeste do Paraná e revelando talentos que levaram o nome da cidade a outras etapas da competição. A trajetória já inclui um campeão nacional de oratória.
A conquista de Irit mostra que a comunicação vai além de falar diante de uma plateia. Para os estudantes, aprender a organizar pensamentos, defender ideias e se expressar com confiança pode fazer diferença dentro e fora da sala de aula, abrindo caminhos na formação acadêmica e profissional.
Agora, o vice-campeonato nacional acrescenta mais um capítulo à história do projeto em Cascavel. O resultado de Irit e a participação de estudantes da rede pública reforçam o alcance de uma iniciativa que transforma a palavra em ferramenta de aprendizado e dá aos jovens a oportunidade de mostrar o que sabem diante de todo o país.
