UE e Conselho de Cooperação do Golfo adiam reunião na Arábia Saudita em meio à insegurança
Publicado em
Por Agência Estado
A segunda Cúpula entre a União Europeia e o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), originalmente planejada para 24 de outubro em Riad, Arábia Saudita, foi adiada. Ainda que o comunicado não cite o motivo para a postergação, a decisão ocorre em meio ao clima de insegurança gerado por ataques recentes ao país pelos rebeldes houthis, apoiados pelo Irã.
Uma nova data será anunciada em breve, informou em comunicado a Comissão Europeia nesta quinta-feira.
“A parceria entre a UE e o CCG é de grande importância estratégica para ambas as regiões. A UE permanece comprometida em aprofundar essa parceria e manter o impulso construído desde a primeira Cúpula, em outubro de 2024”, disse o bloco.
Em paralelo, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Federação Saudita de Esportes Eletrônicos adiaram as Finais FIFAe 2026, programadas para ocorrer em Jeddah de 16 a 25 de outubro, disseram os organizadores nesta quinta. “A decisão segue uma avaliação dos desenvolvimentos recentes na região e seu impacto nos arranjos logísticos necessários para realizar o torneio”, pontuaram.
As companhias aéreas sauditas também estão correndo para evacuar até US$ 4 bilhões em aeronaves estacionadas no Aeroporto de Riad, diante de ataques dos houthis, informou o Wall Street Journal.
Jatos particulares, aviões comerciais e helicópteros estavam estacionados no aeroporto da capital do reino quando as autoridades sauditas fecharam sua pista no sábado, após um míssil abrir um buraco em um de seus terminais, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo mais de 300 outras.
Com o Aeroporto de Riad fechado até a meia-noite do próximo domingo, companhias aéreas, seguradoras e proprietários de aeronaves querem limitar a exposição a novos ataques da milícia iemenita.