Treze cães são entregues a ONGs após denúncia de maus-tratos em Capitão Leônidas Marques
Publicado em

Por Diego Cavalcante
Atualizado em
Treze cães de pequeno porte foram entregues voluntariamente a organizações de proteção animal na tarde de segunda-feira (12), em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Paraná. A situação foi verificada após uma denúncia de possíveis maus-tratos e irregularidades nas condições de criação dos animais.
A equipe policial foi acionada por volta das 13h30, após uma representante de uma organização não governamental informar que havia recebido uma denúncia anônima acompanhada de vídeos. O material indicava que o local seria utilizado para reprodução e comercialização de cães em condições inadequadas.
Os militares foram até o endereço indicado, acompanhados por representantes de organizações de proteção animal e voluntários. Após conversarem com os moradores e receberem autorização para entrar na propriedade, realizaram a verificação das condições em que os animais eram mantidos.
Embora os policiais não tenham constatado sinais visíveis de maus-tratos, as representantes das ONGs identificaram problemas relacionados ao bem-estar dos cães. Os 13 animais, todos de pequeno porte, estavam acomodados em baias de aproximadamente um metro quadrado, com três a quatro cães por espaço. Entre eles, havia três fêmeas prenhas.
Após receber orientações sobre a legislação de proteção e bem-estar animal, a proprietária optou por entregar voluntariamente os cães, alegando não ter condições de adequar o ambiente e garantir os cuidados necessários.
Dos 13 animais, nove foram destinados a uma organização de proteção animal, dois a outra ONG e os dois restantes ficaram sob os cuidados de uma protetora independente.