CGN
‘Tivemos que trocar tudo’, diz dono de lanchonete notificada pela Disney em Maringá

‘Tivemos que trocar tudo’, diz dono de lanchonete notificada pela Disney em Maringá

Existiam quatro unidades do Disnei Lanches em Maringá e todas tiveram que mudar de nome....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
‘Tivemos que trocar tudo’, diz dono de lanchonete notificada pela Disney em Maringá

Neste mês, uma vendedora de mel chilena foi processada pelo ator Mel Gibson por violação de direitos. O motivo? Yohanna Agurto batizou o seu produto de “Miel Gibson” e, no rótulo, usava uma imagem do astro no filme “Coração Valente” de 1995. Uma situação semelhante aconteceu em Maringá há dois anos, quando uma lanchonete notificada pela Disney teve de trocar de nome.

O então “Disnei Lanches”, fundado em 2004, recebeu uma notificação da Disney Enterprises, sediada na Califórnia, Estados Unidos, e precisou mudar de nome para não ser multado.

Em meados de 2018, o proprietário do estabelecimento, Ademir Padovan, recebeu uma notificação da Disney em sua residência. O documento dizia: “Por meio de uma breve pesquisa online, verificou-se que a Oposta vem utilizando sua marca com uma estilização idêntica àquela utilizada há anos pela Opoente. Como se verifica abaixo, os termos Disnei e Disney, além de praticamente idênticos, possuem exatamente a mesma grafia e fonte de letras, grafia esta consagrada e reconhecida mundialmente por pertencer à Opoente, a qual é protegida, inclusive, por Direitos Autorais”.

Após a notificação, a defesa de Ademir Padovan tentou negociar com a Disney. A proposta era colocar nomes como “Dinei”, “Dunei” ou “Dusnei”, mas a companhia não aceitou. De acordo com ele, a empresa alegou que a pronúncia era similar, então, o Disnei Lanches virou Gaúcho’s Lanches, já que o apelido do proprietário é “Gaúcho”.

Existiam quatro unidades do Disnei Lanches em Maringá, sendo que duas pertenciam a Ademir: nas avenidas Pedro Taques e Mauá. As outras duas, mais recentes, que pertenciam a conhecidos dele, também mudaram de nome.

Com a lanchonete notificada pela Disney, tudo precisou ser trocado: a fachada, o cardápio e os uniformes dos funcionários. Os lanches, que antes eram chamados de “Rei Leão”, “Branca de Neve”, “Scooby Doo”, “Frajola” entre outros, deram lugar ao “Tri Legal”, “Tchê Piri”, “Tchê Dog” e “Tchê Guri”.

Fonte: GMC Online

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais