CGN - Últimas notícias de Cascavel, Paraná e Brasil
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

PCPR e GCM prendem seis investigados durante operação contra agiotagem e extorsão em São José dos Pinhais

Publicado em

De acordo com o delegado Fabio Machado, as investigações começaram após as vítimas procurarem a PCPR.
Imagem referente a PCPR e GCM prendem seis investigados durante operação contra agiotagem e extorsão em São José dos Pinhais
Foto: Reprodução/CGN

Por Fábio Wronski

Atualizado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu seis pessoas durante uma operação deflagrada em combate a um esquema de agiotagem e extorsão. A ação aconteceu nesta segunda-feira (14), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba e resultou ainda na apreensão de 1,9 mil maços de cigarros.

De acordo com o delegado Fabio Machado, as investigações começaram após as vítimas procurarem a PCPR. Segundo os relatos, elas haviam recorrido a empréstimos informais e passaram a sofrer cobranças abusivas, ameaças e intimidações.

Em um dos casos, uma motocicleta foi entregue como garantia de uma negociação e posteriormente teria sido repassada a um terceiro, enquanto as cobranças continuaram. Também foram relatadas ameaças de morte e situações em que as vítimas passaram a temer pela própria segurança e de seus familiares.

Em outro caso investigado, mesmo após diversos pagamentos, as cobranças teriam continuado, acompanhadas do envio de imagens de armas de fogo e ameaças. As investigações mostraram que os crimes eram praticados especialmente na região de Borda do Campo.

“Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos investigados. Entre os presos está um indivíduo, de 22 anos, apontado como responsável por empréstimos e cobranças acompanhadas de intimidações”, relatou o delegado.

Nas buscas, os policiais apreenderam diversos celulares, um veículo BMW 328i, cheques, um pen drive, duas armas de fogo, sendo uma pistola calibre 9 mm e um revólver calibre .38, além de carregadores e dezenas de munições.

Em um mercado, foram apreendidos aproximadamente 1,9 mil maços de cigarros de origem paraguaia, cigarros eletrônicos, medicamentos, uma arma de fogo e outros materiais. Um homem de 66 anos, responsável pelo estabelecimento, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e receptação.

Os celulares apreendidos serão analisados para auxiliar na identificação de outras possíveis vítimas, movimentações financeiras e outros envolvidos no esquema.

Os presos foram conduzidos para os procedimentos de polícia judiciária e, posteriormente, encaminhados ao sistema penitenciário.

A PCPR solicita que outras pessoas que eventualmente tenham sido vítimas do grupo investigado, especialmente em situações envolvendo empréstimos informais (“agiotagem”), cobranças mediante ameaças, intimidações ou violência, procurem a 1ª Delegacia Regional de Polícia de São José dos Pinhais. A colaboração é fundamental para o desenvolvimento das investigações.

DENÚNCIAS – A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas