Deslizamento na China deixa um morto e 11 desaparecidos após chuvas associadas ao tufão Saudel
Publicado em
Por Agência Estado
Um deslizamento de terra atingiu uma aldeia na província de Jiangxi, no leste da China, na madrugada deste sábado, 5. Até o momento, uma pessoa morreu e outras 11 estão desaparecidas, segundo a Xinhua, agência de notícias do governo chinês.
O deslizamento ocorreu por volta das 4 horas, após dias de chuvas intensas associadas à passagem do tufão Saudel. Três pessoas foram retiradas da área atingida pelas equipes de resgate. Duas estão em condição estável, enquanto a terceira não resistiu.
Além das operações de resgate, as autoridades trabalham para retirar moradores das áreas de risco e evitar novos deslizamentos ou outros desastres provocados pelas condições climáticas.
A província de Jiangxi contabiliza cerca de 161,5 mil pessoas afetadas pelos efeitos do tufão. Diante da situação, o comitê provincial responsável pela prevenção e resposta a desastres acionou, ao meio-dia deste sábado, o nível III de emergência para assistência às áreas atingidas.
O Ministério dos Recursos Naturais da China também elevou de IV para III o nível de resposta a desastres geológicos em Jiangxi.
A China adota uma escala de emergência com quatro níveis. O nível I representa a situação de maior gravidade, enquanto o IV é o de menor intensidade.
Tufão Saudel
O tufão Saudel vem provocando chuvas intensas e inundações em diferentes regiões da China desde o fim de agosto.
A província de Zhejiang foi atingida em 28 de agosto. Depois, o tufão chegou a Fujian, onde provocou alagamentos, deslizamentos e danos a imóveis. Mais de 83 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco na província.
Mesmo após perder força, o tufão continuou provocando chuvas intensas, deixando o solo encharcado e aumentando o risco de enchentes e deslizamentos.