Cascavel sedia encontro estadual que fortalece participação das mulheres no agronegócio
Publicado em

Por Diego Cavalcante
Atualizado em
Cascavel sedia o 14º Encontro Estadual de Produtoras Rurais, evento que reúne cerca de 1.600 mulheres de diferentes regiões do Paraná para discutir temas relacionados ao agronegócio, à sucessão familiar e ao fortalecimento da participação feminina nas propriedades rurais. O evento foi realizado no Parque Tecnológico do Show Rural.
A programação inclui palestras sobre agronegócio, saúde da mulher e desenvolvimento pessoal, além de painel sobre sucessão familiar e atividades de integração.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, acompanhou a abertura do evento e destacou a importância de iniciativas que reconhecem a participação das mulheres em um dos principais setores da economia regional. “As mulheres têm assumido cada vez mais responsabilidades na gestão das propriedades e nos negócios ligados ao campo. Fortalecer esse protagonismo significa também investir no desenvolvimento do agronegócio e das famílias que vivem e produzem na nossa região”, afirma
O governador do Paraná, Ratinho Junior, também prestigiou o encontro e falou da transformação promovida pela presença feminina no agronegócio e a importância de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à autonomia das mulheres. Segundo ele, a participação feminina tem contribuído para agregar valor à produção, qualificar processos e fortalecer a gestão das propriedades rurais. “A mulher tem ocupado cada vez mais espaços no campo, empreendendo, se organizando e assumindo responsabilidades na gestão das propriedades. O nosso papel é criar condições para que elas tenham autonomia e oportunidades para desenvolver seus negócios e realizar seus projetos”, ressaltou o governador.
A primeira-dama de Cascavel, Odina Silva, representando a força feminina do município, lembrou a importância de criar espaços de valorização e oportunidades para as mulheres. “É muito significativo reunir tantas mulheres que contribuem diariamente para o desenvolvimento do campo. A capacitação e o conhecimento fortalecem a autonomia, ampliam oportunidades e ajudam cada mulher a ocupar, cada vez mais, o espaço que merece”, destacou.
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, ressalta que o debate sobre a presença feminina no campo também está diretamente ligado ao futuro das propriedades rurais e à sucessão familiar. “A mulher desempenha um papel importante na família e também na gestão e na preservação do patrimônio. Compartilhar conhecimento e fortalecer essa presença é fundamental para garantir a continuidade das propriedades rurais”, pontuou.
A valorização e a capacitação das mulheres que atuam nas propriedades rurais contribuem para fortalecer as famílias, incentivar a sucessão no campo e preparar o agronegócio para os desafios do futuro.