CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a PF e CGU combatem fraudes na área da saúde de município de Sergipe
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

PF e CGU combatem fraudes na área da saúde de município de Sergipe

Investigações apontam fraudes e irregularidades nas propostas e nos preços...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a PF e CGU combatem fraudes na área da saúde de município de Sergipe
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), a Operação Estroinas, para investigar irregularidades em contratações de caráter emergencial na Secretaria de Saúde de Carmópolis, em Sergipe, relacionadas ao enfrentamento da covid-19.

“Os contratos foram celebrados com empresas de capacidade operacional incompatível com os serviços que se pretendia contratar. O montante envolvido nas contratações investigadas é da ordem de R$ 1,7 milhão”, diz a CGU.

De acordo com o órgão, as contratações envolvem a aquisição de equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas, toucas e aventais descartáveis), material de higiene (álcool 70 % líquido e em gel, sabonete líquido e papel toalha) e medicamentos, assim como os serviços de instalação e locação de salas climatizadas na área externa do Hospital Municipal e de sanitização/higienização de veículos e logradouros.

Investigações

As investigações identificaram que essas contratações realizadas pelo município são suspeitas de fraudes, tais como irregularidades na elaboração de propostas de preços e indícios de favorecimento em aquisições e locações. Também foram constatados sobrepreço e possível inexecução contratual por parte de algumas empresas contratadas.

Os policiais federais estão cumprindo 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Aracaju, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe; Cedro, em Pernambuco; Boca da Mata e Maceió, em Alagoas; e Tancredo Neves, na Bahia. As ações contam com a participação de seis auditores da CGU e 83 policiais federais.

Impacto social

Até o mês de julho de 2020, foram repassados pelo Fundo Nacional de Saúde ao município de Carmópolis cerca de R$ 2,7 milhões para custear diversas ações na área de saúde, incluindo as de prevenção e combate à covid-19. Os valores das contratações fraudulentas representam mais de 60% dos recursos recebidos da União para o enfrentamento do novo coronavírus.

As informações são da Agência Brasil.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN