Vídeos mostram destruição deixada por tornado que atingiu os Campos Gerais
Publicado em

Por Silmara Santos
Atualizado em
Vídeos registrados por moradores mostram a força do tornado que atingiu a região de Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, no fim da tarde deste sábado (8). As imagens revelam estruturas danificadas, árvores derrubadas e o rastro de destruição deixado pelo fenômeno na área rural do município.
O tornado foi confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Segundo o órgão, os vídeos encaminhados ao Centro Operacional apresentam características visuais compatíveis com a ocorrência do fenômeno. A confirmação levou em consideração também relatos de moradores e a distribuição dos danos observados.
O levantamento realizado neste domingo (9) aponta que 20 residências foram afetadas. As ocorrências estão concentradas a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Piraí do Sul, nas comunidades de Capinzal, Jararaca, Fundão e no bairro Santo André.
Ao todo, 20 pessoas ficaram desalojadas e foram acolhidas temporariamente por familiares. Até o momento, não há registro de moradores atingidos pelo tornado. Logo após a passagem do fenômeno, equipes da Defesa Civil distribuíram lonas para proteger imóveis que tiveram partes das estruturas destelhadas.
Imagens registram a passagem do fenômeno
Os vídeos que circularam nas redes sociais mostram uma formação em formato de funil avançando pela região rural. Em outros registros, é possível observar o cenário deixado após a passagem dos ventos, com propriedades danificadas e árvores derrubadas.
O Simepar ainda não definiu a intensidade do tornado. Uma equipe do órgão está em Piraí do Sul realizando uma avaliação de campo, acompanhada por um operador de drone da Defesa Civil, que registra imagens aéreas das áreas atingidas.
A classificação técnica será definida após o cruzamento das imagens aéreas, relatos de moradores e o mapeamento da distribuição e das características dos estragos. O trabalho deve permitir estabelecer a intensidade e outros aspectos do fenômeno.
Bairro ficou isolado
A força do temporal também provocou a queda de árvores em trechos de rodovia. Máquinas da Prefeitura de Piraí do Sul foram mobilizadas para retirar os obstáculos e restabelecer o acesso ao bairro Santo André, que chegou a ficar isolado.
O atendimento às famílias é coordenado a partir de um Posto de Comando instalado no quartel da Brigada Comunitária. Equipes da Defesa Civil, Simepar, Corpo de Bombeiros, Núcleo Regional de Atuação e outros órgãos de segurança permanecem na região para auxiliar os moradores e avaliar os prejuízos.
A Prefeitura também orientou que eventuais doações sejam encaminhadas pelos canais oficiais do município, evitando depósitos ou contribuições para contas particulares.
Além de Piraí do Sul, outras cidades do Paraná registraram danos provocados pelas instabilidades, incluindo Jaguariaíva, Sapopema e Candói. Em Piraí do Sul, porém, o fenômeno já foi oficialmente caracterizado pelo Simepar como tornado.
O trabalho de levantamento continua neste domingo. A expectativa é que a análise de campo permita dimensionar com maior precisão a extensão dos danos e a intensidade do tornado que atingiu a região.