CGN - Últimas notícias de Cascavel, Paraná e Brasil
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Trincheira do Cascavel Velho: obra começa nesta segunda-feira e provoca mudanças no trânsito

Publicado em

Espera de décadas chega ao fimPara quem vive na região, o início da obra representa a realização de um sonho aguardado por gerações.
Imagem referente a Trincheira do Cascavel Velho: obra começa nesta segunda-feira e provoca mudanças no trânsito
Foto: Reprodução/CGN

Por Diego Cavalcante

Atualizado em

Depois de décadas de espera, o sonho dos moradores da região Sul de Cascavel começou a sair do papel nesta segunda-feira (3). A instalação do canteiro de obras marcou o início da construção da trincheira do Cascavel Velho, uma das intervenções de mobilidade mais aguardadas pela população. A obra representa a concretização de uma reivindicação histórica e promete transformar a mobilidade urbana, ampliar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O prefeito Renato Silva destacou que o início da obra representa uma conquista construída com diálogo e articulação. “Estamos felizes porque essa é uma conquista importante para Cascavel. A trincheira estava prevista no contrato da concessionária apenas para o sexto ano da concessão, mas fizemos dessa demanda uma prioridade da gestão. Com diálogo e muito trabalho, conseguimos construir um entendimento para antecipar a obra. Hoje iniciamos uma intervenção aguardada há mais de 30 anos, que vai salvar vidas, melhorar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da região Sul”. 

A obra é executada pela Construbes Engenharia, contratada pela Prefeitura de Cascavel, com investimento de R$ 21.150.000,00. O projeto foi elaborado pelo IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) e tem prazo de execução de 18 meses.

O secretário da Casa Civil, Carlos Xavier, destacou que este é um momento histórico para o município e, principalmente, para os moradores da região Sul. “Estamos solucionando um grave gargalo de mobilidade urbana. Centenas de pessoas atravessam a BR-277 diariamente, enfrentando dificuldades e riscos. É um marco para Cascavel e para toda a região Sul”. 

O projeto prevê a construção de um viaduto sobre a BR-277, ligando a Rua Munique à Avenida Waldemar Casagrande, nas proximidades do Lago Municipal. Também serão implantadas alças de acesso à rodovia, proporcionando mais segurança e fluidez ao trânsito em um dos principais acessos da cidade.

Além da trincheira, o projeto contempla a duplicação da BR-277 no trecho, considerado um dos pontos de maior fluxo de veículos e com histórico de acidentes, oferecendo mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Iluminação também está no escopo. 

Espera de décadas chega ao fim
Para quem vive na região, o início da obra representa a realização de um sonho aguardado por gerações.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Cascavel Velho, Walmir Severgnini, comemorou o início dos trabalhos e relembrou o compromisso assumido pelo prefeito Renato Silva ainda durante visitas à comunidade. “Muito feliz. A comunidade esperou por isso durante muitos anos. Tivemos uma reunião com o atual prefeito, que prometeu que essa obra aconteceria. Ficamos apreensivos, mas hoje estamos vendo essa realidade”. 

Segundo ele, os benefícios vão além da mobilidade. “Essa obra vai fortalecer o desenvolvimento econômico da região. Muitas empresas enfrentam dificuldades para fazer entregas por causa da necessidade de grandes desvios. Também teremos mais segurança e facilidade de acesso ao Lago Municipal. Agora é ter um pouco de paciência. Quem esperou mais de 30 anos pode esperar mais 18 meses para usar essa obra com segurança”. 

Projeto construído ao longo de dois anos
O presidente do IPC, Vinícius Boza, destacou o trabalho técnico realizado para que o empreendimento pudesse sair do papel. “Foram dois anos de trabalho entre elaboração, aprovação e conclusão do projeto. Hoje damos o pontapé inicial de uma obra extremamente importante para quem mora na região Sul. O IPC participou de todo esse processo e segue presente nas grandes obras que transformam Cascavel”. 

Obra vai beneficiar mais de 65 mil pessoas
O secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, reforçou que a intervenção beneficiará diretamente mais de 65 mil moradores. “Estamos dando o primeiro passo de uma obra que vai garantir uma transposição segura entre a região Sul e o Centro da cidade. A expectativa é que a empresa cumpra o prazo previsto de 540 dias”. 

Folador também orientou os motoristas a acompanharem as alterações no trânsito durante a execução dos trabalhos.

Alterações no trânsito já começaram
O presidente da Transitar, Edson Zorek, explicou que as mudanças na circulação de veículos ocorrerão de forma gradativa. Neste primeiro momento, já foram interditadas a Rua Munique e a Avenida Waldemar Casagrande, exigindo que o trânsito interno da região utilize rotas alternativas.

A partir do dia 6 de agosto, a previsão é que uma das pistas da BR-277 será interditada, com o tráfego sendo desviado para a via marginal no sentido Foz do Iguaçu–Curitiba. Já no dia 20 de agosto, haverá nova alteração operacional, com mudanças no fluxo da rodovia durante o avanço das obras.

Segundo Zorek, a Transitar implantou toda a sinalização necessária, contará com agentes orientando os motoristas e já realizou a atualização das rotas junto ao aplicativo Waze. “A obra traz transtornos temporários, mas o benefício será definitivo. Pedimos que todos fiquem atentos à sinalização, planejem seus deslocamentos e utilizem as rotas alternativas durante esse período.”

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas