CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Polícia Federal participa de simulação de abordagem de aeronave suspeita no MS
Foto: Agência PF

Polícia Federal participa de simulação de abordagem de aeronave suspeita no MS

Evento foi para inaugurar um novo radar de monitoramento da FAB; Jair Bolsonaro estava presente...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Polícia Federal participa de simulação de abordagem de aeronave suspeita no MS
Foto: Agência PF

Corumbá/MS – A Polícia Federal participou, na manhã de ontem (18/08), dos exercícios e simulações que marcaram a inauguração, pela Força Aérea Brasileira – FAB, da Estação Radar, no Aeroporto Internacional de Corumbá. A nova ferramenta, que consiste em um sistema de radares e de monitoramento aéreo, visa controlar o espaço da fronteira e reprimir o tráfego de aeronaves irregulares, utilizadas para o transporte de drogas, principalmente cocaína, naquela região.

O Presidente da República Jair Bolsonaro e o Diretor-Geral da PF Rolando Alexandre de Souza acompanharam um exercício simulado de interceptação aérea, no qual um avião identificado pelo novo sistema foi escoltado até o pouso na base aérea e, imediatamente, abordado por policiais federais em solo.

A PARTICIPAÇÃO DA PF NO EXERCÍCIO

Após o pouso da aeronave suspeita, a Polícia Federal, órgão com atribuição constitucional para prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, bem como por exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, se aproximou para realizar a abordagem.

Os Grupos de Pronta Intervenção da Polícia Federal – GPI, que têm unidades em todos os estados da Federação, são compostos por policiais federais treinados junto ao Comando de Operações Táticas – COT, em Brasília/DF, para atuarem em ações de alto risco.

No exercício, os operadores do Grupo de Pronta Intervenção determinaram que os ocupantes da aeronave desligassem os motores e desembarcassem. Em seguida, foi formado dispositivo para que os abordados fossem submetidos a averiguação e revista, enquanto era feita a busca para determinar a existência de substâncias ilícitas no interior da aeronave.

Confirmada a existência de substância com características de drogas, os operadores realizaram a contenção dos abordados, que foram conduzidos à Delegacia da PF mais próxima, no caso do simulado de hoje, a Delegacia de Polícia Federal em Corumbá.

Nesses casos, confirmado o flagrante, a Polícia Federal dá início a investigação para identificar o maior número possível de envolvidos, de forma a reprimir as ações de tráfico com a maior efetividade possível.

A Polícia Federal realiza todos os anos a apreensão de toneladas de drogas em situações similares a da simulação realizada hoje, em um trabalho que envolve um grande número de policiais federais, desde aqueles que realizam os monitoramentos de inteligência, investigações sobre os desdobramentos da atuação das organizações criminosas, até chegar à prisão dos traficantes com a desarticulação e descapitalização das quadrilha.

As informações são da Agência PF.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais