CGN - Últimas notícias de Cascavel, Paraná e Brasil
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Convenções partidárias para definição oficial de candidatos começam nesta segunda (20)

Publicado em

As convenções podem ser realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida e seguem até o dia 5 de agosto.
Imagem referente a Convenções partidárias para definição oficial de candidatos começam nesta segunda (20)
Foto: Reprodução/CGN

Por Luiz Haab

Atualizado em

A corrida eleitoral de 2026 ganha um novo capítulo a partir desta segunda-feira (20), quando começam as convenções partidárias em todo o país. É nesses encontros que partidos e federações escolhem oficialmente os nomes que vão disputar cargos como presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Depois dessa etapa, os pré-candidatos passam a ser candidatos oficiais.

As convenções podem ser realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida e seguem até o dia 5 de agosto. Em seguida, os partidos terão até 16 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. Já a campanha eleitoral começa oficialmente em 17 de agosto, quando passam a ser permitidos atos de campanha e propaganda nas ruas e na internet.

Além da escolha dos candidatos, os partidos também definem os números que serão usados nas urnas e precisam cumprir regras previstas pela Justiça Eleitoral, como a cota de gênero nas candidaturas ao Legislativo. As federações partidárias, formadas por dois ou mais partidos, também realizam convenções conjuntas para oficializar seus representantes.

Entre os presidenciáveis, as convenções já têm datas marcadas. Flávio Bolsonaro (PL) será confirmado em 25 de julho, Ronaldo Caiado (PSD) no dia 26, Romeu Zema (Novo) em 27 de julho, Renan Santos (Missão) em 1º de agosto e Lula (PT) em 2 de agosto. A maior parte dos eventos acontecerá em São Paulo, enquanto a convenção de Zema será realizada em Brasília.

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas