Vento deverá ser o vilão do "sextou" em Cascavel
Publicado em

Por Diego Cavalcante
Atualizado em
A sexta-feira (17) amanheceu com uma dúvida existencial em Cascavel: alguém avisou o inverno que ele já começou? Porque, olhando para a previsão de hoje, parece que a estação resolveu tirar uma folga. O frio intenso ficou para trás e o clima desta manhã está muito mais convidativo do que muita tarde de outono.
O estagiário do tempo saiu cedo para conferir a situação e quase voltou para casa trocar o moletom por uma camiseta. Com 17°C logo nas primeiras horas do dia, o inverno resolveu pegar leve. Ainda não é calor, mas já dá para tomar aquele café na varanda sem precisar vestir três camadas de roupa.
A previsão indica mínima de 17°C e máxima de 24°C, temperaturas que fogem um pouco daquilo que normalmente se espera para julho em Cascavel. O céu permanece com predomínio de sol e não há previsão de chuva, garantindo mais um dia de tempo firme para quem pretende aproveitar a sexta-feira.
A umidade relativa do ar varia entre 49% e 68%, enquanto as rajadas de vento podem atingir 76 km/h. E é justamente o vento que merece atenção. Mesmo com temperaturas agradáveis, as rajadas podem aparecer com força ao longo do dia, exigindo cuidado com objetos soltos em áreas externas.
O estagiário já fez a previsão oficial da redação: hoje tem muita gente perguntando “será que já posso guardar o casaco?”. A resposta é simples: calma. O inverno adora surpreender. Basta ele perceber que você lavou e guardou a jaqueta para resolver derrubar a temperatura novamente.
Enquanto isso, aproveite o dia. O guarda-chuva continua de folga, o sol segue batendo ponto e o frio resolveu tirar um descanso. Se não fosse pelo calendário dizendo que estamos em julho, muita gente juraria que o inverno esqueceu de passar por Cascavel nesta sexta-feira.
A meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo, explica que o principal destaque para este fim de semana no Paraná será o vento persistente, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. Segundo ela, Cascavel já registrou rajadas próximas dos 60 km/h nesta sexta-feira, reflexo da atuação de um centro de baixa pressão sobre os países vizinhos. Embora esse sistema não avance para o estado e não provoque chuva, ele intensifica a diferença de pressão atmosférica, favorecendo ventos fortes e constantes.
De acordo com Bianca, o comportamento deve se repetir no sábado e no domingo. As rajadas começam ainda pela manhã e ganham força entre o fim da manhã e o início da tarde, podendo superar os 60 km/h e se aproximar dos 70 km/h, principalmente na região de Cascavel, onde o relevo contribui para intensificar a velocidade do vento. Em outras regiões do estado também haverá ventania, mas com menor intensidade, enquanto o litoral deve ser a área menos afetada.
Além do vento, a meteorologista destaca uma elevação gradual das temperaturas nos próximos dias. O transporte de ar quente vindo do norte do país favorece tardes cada vez mais quentes, com máximas acima dos 30°C em cidades do Oeste, Sudoeste, Norte e Noroeste. No domingo, alguns municípios do Noroeste podem ultrapassar os 32°C, e na segunda-feira o aquecimento se intensifica ainda mais, mantendo o tempo seco e consolidando um fim de semana de calor acima da média para grande parte do Paraná.