CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Maia: “Investimento público não pode avançar em cima da riqueza da sociedade”

Maia: “Investimento público não pode avançar em cima da riqueza da sociedade”

Investimentos públicos não podem estar ligados à criação de novos impostos ou à flexibilização do teto de gastos, disse ...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Maia: “Investimento público não pode avançar em cima da riqueza da sociedade”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que é preciso garantir a credibilidade fiscal do País para atrair investimentos privados e que os investimentos públicos não podem estar ligados à criação de novos impostos ou à flexibilização do teto de gastos.

Ele voltou a defender que o Parlamento retome os debates sobre a regulamentação do teto, por meio dos gatilhos fiscais, e também sobre as reformas administrativa e tributária. Para Maia, são temas fundamentais para melhorar a qualidade do gasto público e garantir mais competitividade do País.

As afirmações foram feitas em conferência virtual promovida pelo Banco Santander nesta terça-feira (18). “Investimento público não pode avançar em cima da riqueza da sociedade”, destacou.

“Olhando o pós-pandemia e suas consequências com a retomada da agenda da melhoria do gasto público, do controle dos gastos, da modernização do estado para que os recursos cheguem com serviços com melhor qualidade e com a preocupação com a competitividade com o setor privado”, defendeu Maia.

Reformas
Rodrigo Maia explicou que, mesmo o País caminhando por várias reformas nos últimos quatro anos, como a trabalhista, a da previdência e a terceirização, o crescimento projetado da economia brasileira é baixo. A razão para isso, segundo ele, é que apenas reformas no campo das despesas não vão garantir uma recuperação econômica melhor, e por essa razão, uma reforma que melhore a arrecadação do Estado, como a tributária, é importante. Ele destacou que todas as reformas são fundamentais para trazer credibilidade para o Brasil avançar. “Uma não tira outra do debate”, afirmou.

“Chegamos a um ponto que precisamos ter coragem de enfrentar tanto o teto de gastos (gatilhos) e a reforma administrativa atrelado uma reforma que melhore a competitividade do setor privado”, disse.

“O debate sobre a qualidade do gasto público é decisivo, não tem problema tributar a sociedade e as empresas se esses recursos estão entrando no governo e sendo alocados em políticas públicas que melhorem a vida do cidadão”, afirmou o presidente.

Auxílio emergencial
Rodrigo Maia voltou a defender também que o governo encaminhe com urgência um projeto sobre uma renda mínima permanente. Segundo ele, a manutenção dos atuais R$ 600 do auxílio emergencial, proposta originária da Câmara, é inviável do ponto de vista fiscal e que o governo precisa apresentar uma solução. Maia afirmou que é importante avançar no tema não focado apenas na transferência de renda, mas ampliar o debate sobre a questão da mobilidade social.

“O governo vai resolver a questão da renda mínima, mas não é simples acabar com o abono salarial, não é simples acabar com seguro defeso, mas estamos vivendo um outro momento e uma crise mais profunda. Devemos fazer uma discussão sobre o que seria uma renda mínima e como garantir mobilidade social para essas famílias, o próprio projeto de saneamento mostra isso: as soluções para os mais pobre passa por questões mais amplas, a pobreza não pode ser vista só da questão da renda”, ponderou Maia.

As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN