CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Ciência pode contribuir com a recuperação do oceano, dizem especialistas da Unesco

Ciência pode contribuir com a recuperação do oceano, dizem especialistas da Unesco

'Década dos Oceanos' é um dos projetos aderidos para Universidade Federal do Paraná....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Ciência pode contribuir com a recuperação do oceano, dizem especialistas da Unesco

Um oceano limpo, saudável e resiliente, previsível, seguro, produtivo e sustentável e transparente no que se refere a dados e informações. Estes são os objetivos da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ação global da Organização das Nações Unidas à qual a Universidade Federal do Paraná adere com a formação da rede Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos (clique aqui e participe). O grupo está em fase de formação e acolherá pesquisadores interessados em aderir ao movimento mundial a partir da instituição.

As atividades da Década começam somente em 2021 e seguem até 2030, mas suas ações se intensificam ao longo de 2020, conforme observa o Oficial de Meio Ambiente e Água da Unesco no Brasil, Glauco Kimura, em entrevista ao Portal da UFPR. É ele, também, quem pontua a urgência de o setor acadêmico se envolver em busca da “ciência que precisamos”, um slogan que convoca cientistas, agentes públicos e setor produtivo para uma ação integrada pela sustentabilidade.

Para o professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e responsável pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra, a estimativa de que o oceano representa cerca de 19% do PIB nacional também coloca desafios em conectar a sociedade à temática. Mobilizar agentes para que essa riqueza continue e se multiplique é um dos desafios da iniciativa.

As entrevistas integram o conteúdo especial da Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos, que traz também notícias, reportagens e material multimídia para promover a sensibilização da comunidade acadêmica e da sociedade para um dos assuntos mais relevantes da próxima década.

Fonte: UFPR

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais