Perigo no trânsito: entenda a polêmica sobre pedido de lombada e segurança em rotatória no Tropical II
Publicado em

Por Luiz Haab
Atualizado em
No bairro Tropical 2, em Cascavel, a rotina de quem mora próximo ao cruzamento da avenida Guaíra com a rua dos Pinheiros é marcada por preocupação e medo. Destroços de veículos espalhados à beira do asfalto denunciam o perigo: ali, as regras de trânsito parecem valer só no papel. A rotatória existe, mas muitos motoristas ignoram completamente a sinalização, aumentando o risco de acidentes.
Rotatória ignorada e excesso de velocidade
O cruzamento deveria ser seguro, mas a prática é bem diferente. Moradores relatam que, apesar da rotatória, os motoristas seguem em alta velocidade, sem respeitar a preferência e colocando todos em risco. Na rua dos Pinheiros, onde o limite de velocidade deveria ser de 40 km/h, carros e caminhões passam em disparada, inclusive em horários de grande movimento e até com crianças brincando nas proximidades.
Lombadas retiradas e reclamações antigas
Segundo os moradores, antes havia redutores de velocidade instalados a cada 200 metros na rua dos Pinheiros. As placas ainda estão lá, mas as lombadas foram retiradas. Desde então, o excesso de velocidade só aumentou. Um pedido de reinstalação das lombadas foi feito ao setor de engenharia da Transitar, em outubro de 2023, poucos dias após a retirada. As primeiras respostas vieram, mas depois o silêncio: nenhuma medida foi tomada até agora.
O que diz a Transitar
A CGN entrou em contato com a Transitar. Por meio da assessoria da prefeitura, a autarquia de trânsito informou que a retirada das lombadas atendeu a um pedido da própria comunidade. Sobre a rotatória, a Transitar afirmou que vai incluir o local no cronograma de revitalização.