CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Saara: 49 pessoas morrem de sede após caminhão quebrar no deserto

Publicado em

O veículo transportava centenas de viajantes nigerianos do Mali, numa viagem de volta ao seu país, após celebração de um feriado muçulmano com as...
Imagem referente a Saara: 49 pessoas morrem de sede após caminhão quebrar no deserto
Reprodução Gouvernorat d’Agadez

Por Diego Cavalcante

Atualizado em: 05/06/2026 às 16:21

O governo de Assamaka, no norte do Níger, anunciou a morte de 49 pessoas por sede, após o caminhão que as transportava quebrar na estrada. A tragédia foi anunciada nessa quinta-feira (4/6) e aconteceu a mais de 80 km a oeste da cidade, na área do triângulo Níger-Mali-Argélia, no deserto Sahel-Saariano.

O veículo transportava centenas de viajantes nigerianos do Mali, numa viagem de volta ao seu país, após celebração de um feriado muçulmano com as respectivas famílias.

Segundo informações do governo, o prefeito do Departamento de Arlit, Tenente Coronel Almoustapha Ousmane, foi pessoalmente ao local e “as descobertas foram particularmente perturbadoras. Dezenas de corpos sem vida foram encontrados debaixo do camião imóvel e nos arredores”, publicou o perfil oficial nas redes sociais.

De acordo com as provas iniciais recolhidas, o veículo, que partiu da localidade maliana de Telhandek, a cerca de 300 km da fronteira nigeriana, teria se perdido antes de quebrar após dias de viagem no deserto.

“Privados de água e incapazes de reparar o veículo apesar dos esforços do condutor, do seu aprendiz e dos passageiros, os viajantes viram-se presos no coração de um ambiente hostil onde temperaturas extremas e falta de pontos de abastecimento tornam a sobrevivência extremamente difícil”, informou o governo.

A localização do caminhão só foi possível após dois sobreviventes, Mohamed Bachir Souley e Issa Omar, terem conseguido andar mais de 50 km para chegar a Assamaka e pedir ajuda.

“Em nome do Governador da Região de Agadez e do Governo do Níger, o prefeito de Arlit e membros da sua delegação ofereceram orações pelo eterno repouso dos falecidos […]. Uma dor coletiva que lembra o custo humano de viajar por um dos ambientes mais hostis do planeta. Paz às suas almas!” finalizou a nota.

Novo resgate pelo caminho

Após ajudar os sobreviventes e enterrar os mortos, a delegação de resgate do prefeito encontrou no caminho de volta outro caminhão, a mais de 60 km da cidade, com mais de 60 pessoas, que também estavam presas há três dias no coração do deserto, após uma falha na bateria do veículo.

“Nesta área particularmente hostil do Saara, onde cada hora sem água pode ser fatal, a situação dos passageiros do segundo caminhão tornou-se crítica. Sem esperar, o prefeito e sua delegação distribuíram água para viajantes exaustos e aflitos. Gritos de alegria e alívio substituíram então a ansiedade e o desespero que viviam entre os passageiros por vários dias”, informou o governo.

Com informações do Metrópoles

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas