CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Mudança no sistema de emissão de notas gera dificuldade e prejuízos em Cascavel

Mudança no sistema de emissão de notas gera dificuldade e prejuízos em Cascavel

No último dia 3 o município alterou o sistema que faz a emissão de todas as notas de prestação de serviço na cidade...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Mudança no sistema de emissão de notas gera dificuldade e prejuízos em Cascavel

No último dia 3 a prefeitura migrou o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica que atende toda as empresas prestadoras de serviço da cidade. Mais de dez dias se passaram, no entanto, e ainda há problemas sem solução, gerando transtornos e prejuízos.

Um empresário procurou a reportagem informando que desde a mudança não conseguiu emitir uma nota sequer. O novo sistema sempre aponta erro.

Ele comenta que nem com o intermédio do contador conseguiu solucionar o caso. Na semana passada a promessa era que o problema fosse resolvido esta semana, o que não ocorreu.

“O serviço não está funcionando e a empresa está tendo prejuízo. Algumas notas importantes não consegui emitir até o dia 10. Se liberar semana que vem só vou receber no outro mês. Quem vai arcar com o prejuízo?”, questiona.

O contador e diretor do Sescap-PR (Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Diego Paim Böttcher, comenta que esteve na prefeitura esta semana em reunião com os responsáveis e a promessa é que até amanhã (15) sejam resolvidos os principais problemas da migração.

“Uma das dificuldades é que sumiram os cadastros das diferentes empresas que eram vinculados, isso está dificultando bastante o momento de fazer as emissões. Outro problema grave é que o sistema anterior, que tem as notas até julho era para ter ficado disponível e não está, assim não está sendo possível ter acesso às notas nem calcular o imposto”, comenta.

O contador Jovane dos Santos Borges, que é membro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) comenta que os escritórios de contabilidade são a referência para os clientes que estão com dificuldade.

“Os contadores estavam cientes da migração do sistema pois o programa anterior não se comunicava com outros usados pela prefeitura. O momento é de adaptação e os escritórios estão auxiliando os clientes que estão com dificuldades”.

Sem retorno

A CGN procurou o município ainda na parte da manhã para entender o que está acontecendo e o que está sendo feito para resolver os problemas que os empresários enfrentam, mas até a publicação desta reportagem não houve nenhum retorno.

Também foi solicitado um levantamento sobre o número de notas emitidas já no novo sistema em comparação com o programa que era usado anteriormente, para ter uma noção do impacto da alteração. Os números também não foram divulgados.

Devido aos problemas na migração a prefeitura disse que colocou o telefone (45) 3321-2108 para esclarecimento de dúvidas das 8h00 às 19h00, empresários, no entanto, relataram que mesmo tentando várias vezes não estavam conseguindo atendimento telefônico.

Atualização (16h23)

A prefeitura disse que a nota eletrônica de serviços teve início em nosso município no ano de 2011, em substituição à nota fiscal de blocos.

Agora em 2020, encerrou o contrato da empresa que gerenciava não só a emissão das notas eletrônicas como também a escrita fiscal. Através de licitação foi contratada uma nova empresa, que trouxe novo layout e, também, novas e modernas funcionalidades ao sistema de gerenciamento das notas eletrônicas.

Deste modo, assim como ocorrem com todas as mudanças, esta modificação no sistema exigiu e exige adaptações dos usuários, que, certamente, com o manuseio diário, habituar-se-ão às alterações.

Além disso, o Município de Cascavel, buscando minimizar o impacto da mudança, já em maio do corrente ano, passou a disponibilizar avisos e esclarecimentos sobre as modificações, sendo que, as datas de 26, 27 e 28 de julho, ofereceu, conjuntamente com a IPM Sistemas, cinco salas virtuais e treinamento visando preparar o usuário para as mudanças que estavam por vir.

Bem ainda, a pedido dos representantes da classe contábil – SESCAP e SINCOVEL – a data agendada para a transição dos sistemas foi adiada por 60 (sessenta) dias.

Segundo o município houve uma normalização no volume de notas fiscais emitidas, assim, eles acreditam que poucas empresas estejam com dificuldades.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais