Fragatas de Grécia e Turquia colidem no Mar Mediterrâneo, em momento de tensão
Os dois países são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). ...
Publicado em
Por Agência Estado
Dois navios de Turquia e Grécia colidiram no Mediterrâneo oriental na última quarta-feira, afirmaram autoridades dos dois países na manhã desta sexta-feira, 14. O choque ocorre em meio a uma escalada de tensões, após a decisão de Ancara de explorar fontes de energia na região, que tem sua soberania contestada.
Os dois países são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, descreveu o incidente como um “ataque grego”, sem dar detalhes, mas indicou possíveis retaliações.
A Alemanha busca estabelecer diálogos entre os dois países, em uma crise que coloca em risco a existência da Otan.
Por sua vez, o primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, indicou que mantém fé nas posições tomadas pelos gregos, e que não teme conversas, mas que o “diálogo se torna irrelevante” em um clima de “tensão e provocação”.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou