CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria convoca comunidade para planejar os próximos 10 anos da educação de Cascavel

Secretaria convoca comunidade para planejar os próximos 10 anos da educação de Cascavel

As inscrições para os Grupos de Trabalho (GTs) estão abertas e podem ser realizadas até quinta-feira (28) pelo endereço eletrônico www.cascavel.app/pme. O PME é o principal instrumento...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Secretaria convoca comunidade para planejar os próximos 10 anos da educação de Cascavel

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel convida toda a população – educadores, estudantes, pais, representantes de entidades civis e cidadãos em geral – para participar da construção do novo Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio 2026-2036.

As inscrições para os Grupos de Trabalho (GTs) estão abertas e podem ser realizadas até quinta-feira (28) pelo endereço eletrônico www.cascavel.app/pme. O PME é o principal instrumento de planejamento da política educacional do município e servirá como referência para as ações e metas da educação pública de Cascavel ao longo da próxima década.

Com o objetivo de ampliar a participação da comunidade escolar e a representatividade de diferentes setores da sociedade, a Comissão Gestora do PME informa que os encontros dos Grupos de Trabalho ocorrerão prioritariamente no período noturno, seguindo cronograma específico para cada eixo temático.

O processo foi organizado em 10 Grupos de Trabalho, com até 100 participantes, alinhados às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). Cada participante poderá se inscrever em até dois grupos, indicando a ordem de preferência no momento da inscrição.

Conheça os eixos temáticos abertos para inscrição Os participantes atuarão diretamente na análise da realidade educacional do município e na formulação de propostas de metas e estratégias para os próximos 10 anos.

● GT 1 — Educação Infantil Formulação de ações para ampliar o acesso às creches e fortalecer os padrões de qualidade da pré-escola.

● GT 2 — Alfabetização e Educação Integral Estratégias para garantir a alfabetização na idade certa e ampliar a oferta de ensino em tempo integral na rede pública.

● GT 3 — Ensino Fundamental e Ensino Médio Propostas voltadas à permanência escolar, correção do fluxo idade-série e melhoria da aprendizagem.

● GT 4 — Educação Profissional e Tecnológica Integração entre ensino técnico e Ensino Médio, alinhada às demandas de desenvolvimento econômico do município.

● GT 5 — Diversidade, Inclusão e Modalidades Educacionais Fortalecimento da Educação Especial, Educação Bilíngue de Surdos e das modalidades do campo, indígena e quilombola.

● GT 6 — Educação de Jovens, Adultos e Idosos Ações voltadas à redução do analfabetismo e ampliação das oportunidades de reinserção escolar.

● GT 7 — Educação Superior Propostas para ampliar o acesso à graduação e incentivar a formação de mestres e doutores na região.

● GT 8 — Conectividade e Inovação Tecnológica Ampliação do acesso à internet de alta velocidade e às tecnologias digitais nas escolas públicas.

● GT 9 — Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Debates sobre formação continuada, valorização profissional e fortalecimento dos planos de carreira.

● GT 10 — Gestão Democrática, Financiamento e Infraestrutura Fortalecimento da gestão participativa, dos conselhos escolares e dos investimentos na infraestrutura da rede pública. 

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN