Neymar tem atuação discreta e vê Santos ser atropelado pelo Coritiba antes de convocação

Com o resultado, o Santos estaciona nos 18 pontos e continua próximo da zona de rebaixamento. Já o Coritiba vai aos 23 e se aproxima do...

Publicado em

Por Agência Estado

Com todos os olhos voltados para Neymar, o Santos teve uma manhã para esquecer e foi derrotado por 3 a 0 para o Coritiba, neste domingo, em partida da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na última partida antes da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo, o camisa 10 foi pouco efetivo e, após atuação para discreta, acabou substituído após lambança da arbitragem. O ex-palmeirense Breno Lopes ofuscou o craque e foi o grande nome da partida, marcando dois gols, sofrendo o pênalti que resultou no terceiro e ainda provocou uma expulsão.

Com o resultado, o Santos estaciona nos 18 pontos e continua próximo da zona de rebaixamento. Já o Coritiba vai aos 23 e se aproxima do pelotão de cima da tabela de classificação.

Ciente de todo o apelo que a partida deste domingo teria, a diretoria do Santos decidiu mandar a partida na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, cuja capacidade superior a 45 mil pessoas transformaria o duelo com o Coritiba no cenário perfeito para Neymar brilhar. A torcida fez festa quando o nome do camisa 10 foi anunciado na escalação e cada vez que o craque tocava na bola celulares eram sacados dos bolsos para filmar uma possível jogada de genialidade.

Neymar demonstrou-se participativo desde os primeiros minutos. No 4-4-2 utilizado pelo técnico Cuca, o craque cai pelo lado esquerdo, mas tem liberdade para “flutuar” em diferentes partes do campo. O capitão santista buscou jogadas de efeito com toques de calcanhar e animou a torcida quando deu lindo corta-luz, mas sem conseguir finalizar. Na chance que teve na etapa inicial, isolou.

O Coritiba, que não tem nada a ver com a convocação de Neymar, pareceu ter aprendido com a eliminação na Copa do Brasil para o Santos e foi letal. A equipe paranaense demonstrou-se aplicada taticamente e foi eficiente quando o time de Cuca deu brecha. Aos cinco minutos, o atacante Breno Lopes, autor do gol do Palmeiras sobre os santistas na final da Libertadores de 2020, avançou com liberdade desde a intermediária e bateu na saída do goleiro Gabriel Brazão para marcar. Aos 23, o camisa 77 só teve o trabalho de empurrar para as redes depois de o Coritiba fazer valer de nova desatenção da defesa para entrar na área com superioridade e ampliar o marcador.

Com o placar amplamente desfavorável, o Santos começou a se apressar e errou ainda mais passes. Bem marcado, Neymar tentou dar sequência a jogadas com toques de primeira, mas quando não acertava o passe, era parado com falta. Também foi comum ver o camisa 10 conduzindo a bola para trás para na tentativa de “clarear” as jogadas, mas o coletivo não ajudou – o lateral Mayke, muito vaiado, deu lugar ao volante Oliva ainda no primeiro tempo. O meia Josué, um dos melhores do Coritiba na partida, fez o terceiro, aos 37, em cobrança de pênalti após o lateral Escobar derrubar Breno Lopes na área. Brazão ainda evitou o que seria o quarto após novo contra-ataque.

O Santos voltou para o segundo tempo com três alterações, incluindo a entrada de Gabigol. O zagueiro Luan Peres, que também entrou no intervalo, foi a nocaute após receber uma bolada na cabeça e a ambulância precisou entrar no gramado para atender o atleta. Ele se levantou e conversou com os médicos, mas foi substituído pelo jovem João Ananias.

As mexidas deixaram o Santos mais compacto e, com os jogadores mais próximos uns dos outros, Neymar conseguiu tabelar com os companheiros e se “esconder” da marcação para receber passes em melhores condições. Ainda assim, o camisa 10 teve dificuldade para superar o bloqueio do Coritiba. Quando tentou uma arrancada, não conseguiu cruzar de maneira efetiva. Quando encontrou Gabigol, o camisa 9 finalizou para fora.

Aos 18 minutos, Neymar foi à beira do gramado para receber massagem na panturrilha direita. Dois minutos depois, a arbitragem protagonizou uma lambança: o quarto árbitro Bruno Mota Correia levantou a placa com número 10, indicando a entrada de Robinho Jr. no lugar de Neymar. A comissão técnica reclamou e disse que na verdade seria Escobar quem sairia, mostrando o papel oficial ao árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva. O craque se recusou a sair, reclamou bastante e foi advertido com cartão amarelo. De acordo com a regra, a mudança não pôde ser desfeita após o substituto entrar em campo. Neymar precisou sair mesmo contrariado e continuou reclamando no banco de reservas.

A bola voltou a rolar após cinco minutos de paralisação e as coisas continuaram ruins para o Santos. Barreal, outro que entrou no intervalo, foi expulso aos 27 minutos do após carrinho em Breno Lopes, que avançava com liberdade pela esquerda. Robinho Jr. ainda teve a chance clara de diminuir o placar, mas depois do cartão vermelho, o Coritiba teve tranquilidade para jogar com paciência e manter o resultado até o apito final.

SANTOS 0 X 3 CORITIBA

SANTOS – Gabriel Brazão; Mayke (Oliva), Lucas Veríssimo, Adonis Frías e Escobar; Willian Arão (Barreal), Gustavo Henrique (Luan Peres e depois João Ananias), Gabriel Bontempo e Rollheiser; Moisés (Gabigol) e Neymar (Robinho Jr.). Técnico: Cuca.

CORITIBA – Pedro Rangel; Lucas Taverna (Wallisson), Tiago Cóser, Rodrigo Moledo e Bruno Melo; Thiago Santos (Vini Paulista), Sebastián Gómez e Josué (Gustavo); Pedro Rocha (Renato Marques), Lavega (Willian Oliveira) e Breno Lopes (David). Técnico: Fernando Seabra.

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
GOLS – Breno Lopes, aos 5 e aos 23, e Josué, aos 37 do primeiro tempo
CARTÕES AMARELOS – Escobar, João Ananias, Neymar e Gabigol (Santos); Lucas Taverna (Coritiba)
CARTÃO VERMELHO – Barreal (Santos)
PÚBLICO – 45. 360
RENDA – R$ 3.022.470,00
LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X