AMP

Maripá é o maior produtor de orquídea e 5º maior de tilápia do Estado

Dados são relacionados ao Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019, divulgado na semana passada....

Publicado em

Por Deyvid Alan

O Município de Maripá é o maior produtor de orquídea e o 5º maior produtor de tilápia do Estado do Paraná de acordo com o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgados na semana passada. Os números preliminares, correspondentes aos valores reais, representam o faturamento bruto dos produtores com a comercialização da safra 2018/19.

Em relação ao ano anterior, Maripá teve um crescimento de 11,84% no VBP total, que passou de R$ 442.916.459,42 para R$ 495.336.296,53, ocupando a 34ª posição entre todos os municípios do Paraná. “Esses resultados reforçam que a agropecuária é a vocação do nosso município e ficamos muito contentes em nos destacarmos na produção de orquídea e tilápia no Paraná, que são os símbolos do nosso município e mostram a força destes cultivos e o potencial de crescimento ainda maior”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

NO MUNICÍPIO – No âmbito municipal, o frango de corte é o produto com maior produção. Segundo o relatório, mais de 14 milhões de quilos da ave foram comercializados para abate em 2019. Na segunda posição no município está o suíno para corte, seguido pelo milho (2ª safra), a soja (1ª safra) e a tilápia em 5º lugar.

“Em relação a 2018, tivemos uma inversão da soja e do milho, que se deve a quebra de produção da safra da soja no ano passado e o aumento no preço do milho. Por outro lado, a produção de frango, suínos e da maior parte das demais culturas continua crescendo, exceto a tilápia que apresentou uma leve queda, mas ainda assim é um grande destaque no estado”, analisa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Binsfeld.

O leite ocupa a 6ª posição em produção no município, seguido de suínos menores de dois meses (leitão para recria), silagem de milho e/ou sorgo, esterco de suínos/bovinos e, por fim, a orquídea na 10ª posição.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X