CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a 85% da comunidade escolar é contra a volta às aulas na pandemia, mostra pesquisa

85% da comunidade escolar é contra a volta às aulas na pandemia, mostra pesquisa

O objetivo da pesquisa foi aferir a percepção da comunidade escolar quanto ao anúncio do Governo do Estado....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a 85% da comunidade escolar é contra a volta às aulas na pandemia, mostra pesquisa

Levantamento online concluído na última sexta-feira, 7, revela que 85,5% da comunidade escolar não quer a volta às aulas durante a pandemia. A pesquisa registrou a opinião de 3.189 pessoas, das quais 66,7% são estudantes do Ensino Médio, mães, pais e responsáveis por alunos.

Também responderam ao questionário professores, pedagogos e diretores. Realizada pela APP-Sindicato/Foz, entidade que representa educadores de nove cidades da região, de Foz do Iguaçu a Ramilândia, a consulta não faz distinção entre estabelecimento de ensino privado e público em relação às respostas.

O objetivo da pesquisa foi aferir a percepção da comunidade escolar quanto ao anúncio do Governo do Estado, ainda não oficializado, de eventual volta às aulas no Paraná. Em Foz do Iguaçu, decreto municipal autoriza aulas presenciais a determinadas turmas de escolas particulares, conforme o Decreto n° 28.379. 

O levantamento sobre a volta às aulas teve como principais respostas:

– 69,3% disseram não haver condições reais para garantir a aplicação e a fiscalização de protocolos sanitários;

– 16,2% responderam ser contra a volta às aulas, mas que dá para planejar, com mais tempo, o retorno seguro;

– 10,1% afirmaram ser possível o retorno das aulas presenciais, podendo ser ajustadas as condições para a segurança; e

– 4,4% dos participantes da pesquisa acreditam que há infraestrutura sanitária e material para as atividades nas escolas. 

“Todas as pesquisas realizadas junto à comunidade indicam reprovação à ideia de se retomar as aulas durante a pandemia”, enfatiza o presidente da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez. “Não há controle da pandemia no Paraná. Não podemos expor educadores, estudantes e seus familiares à covid-19”, frisa. 

Para o educador, o esforço coletivo que precisa ser feito neste momento é para a preservação de vidas. “Cidades brasileiras recuaram do propósito de voltar às aulas. Também temos exemplos de outros países que foram obrigados a voltar atrás. Nossa única atenção agora deve ser a preservação da saúde, da vida das pessoas”, conclui Diego. 

Sem materiais e recursos

A pesquisa também aferiu que, para 86% dos entrevistados, as escolas não estão preparadas para a volta às aulas. Para esses entrevistados, não há formação até o momento e informação sobre o uso e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual, elevação do número de funcionários para atender à demanda e adequação da infraestrutura. 

Para esses participantes da pesquisa, as escolas não dispõem de recursos financeiros descentralizados e não contam com espaços coletivos adequados para o retorno, como salas de aula, cantinas e banheiros ajustados à realidade da pandemia. Outro problema apontado é o transporte de estudantes. 

Para 14% das pessoas que participaram do levantamento, é possível voltar às aulas mesmo não existindo as condições ideais de segurança sanitária nas escolas.

Fonte: H2FOZ

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN