CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a UFFS de Realeza recebe habilitação do Laboratório Coronavírus para diagnóstico da Covid-19
Crédito: Assessoria UFFS

UFFS de Realeza recebe habilitação do Laboratório Coronavírus para diagnóstico da Covid-19

Desde o dia 22 de junho deste ano, o Laboratório Coronavírus da UFFS, Campus de Realeza, vem realizando atendimento público com o objetivo de contribuir no diagnóstico da Covid-19...

Publicado em

Por CGN 2

Publicidade
Imagem referente a UFFS de Realeza recebe habilitação do Laboratório Coronavírus para diagnóstico da Covid-19
Crédito: Assessoria UFFS

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (12), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) parabenizou o campus de Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) pela habilitação do Laboratório Coronavírus junto ao Laboratório Central do Paraná (Lacen) para diagnóstico da Covid-19. Com isso, ele passa ainda a integrar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde (Sislab) por atender aos critérios técnicos e de funcionamento para esse credenciamento.

Desde o dia 22 de junho deste ano, o Laboratório Coronavírus da UFFS, Campus de Realeza, vem realizando atendimento público com o objetivo de contribuir no diagnóstico da Covid-19, em parceria com a Prefeitura de Realeza, com o Rotary Club e com apoio direto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A declaração de habilitação em si ao Lacen foi publicada menos de um mês depois do início dessas atividades, no dia 20 de julho, a partir do cumprimento dos critérios contidos no decreto nº 4261/2020, com a finalidade de agilizar as informações e, consequentemente, as respostas no enfrentamento da Covid-19.

A deputada Luciana parabenizou os representantes da instituição em seu discurso: o diretor do campus, Marcos Antônio Beal, e o coordenador técnico do Laboratório Coronavírus da UFFS, Felipi Beijamini. E pedirá à Casa que encaminhe congratulações oficiais à instituição por essa conquista. “Nos enche de orgulho o trabalho da instituição que está instalada na região Sudoeste e que tem por característica a articulação e o compromisso com o desenvolvimento regional e com o atendimento à comunidade”, disse Luciana. “Em um momento tão difícil como este, por que passa a população do mundo todo, termos centros de excelência próximos, que se dedicam a cumprir seu papel em defesa da vida e da saúde do povo, é também um sinal de esperança”, completou.

Segundo informações da universidade, as amostras processadas em Realeza são integradas ao Sislab e fazem parte dos bancos de dados estaduais e nacional dos sistemas de vigilância.

O Laboratório Coronavírus da UFFS/Realeza tem capacidade de processar até 100 amostras por dia. Integram a equipe de profissionais à frente desses trabalhos sete professores da UFFS, dos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Medicina Veterinária; Um servidor da Prefeitura de Realeza e seis professores colaboradores de outras instituições da região Sudoeste: quatro da Unioeste de Francisco Beltrão, um da Faculdade Mater Dei de Pato Branco e um voluntário.

A Prefeitura de Realeza fornece os kits para diagnóstico e materiais de coleta, além de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e ainda coloca à disposição o trabalho de técnicos responsáveis pelo acompanhamento das ações de registro e análise. O Rotary de Realeza adquiriu para o laboratório da UFFS uma termocicladora PCR para a realização das análises, equipamento comprado com apoio também das unidades rotarianas de Santa Izabel do Oeste, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu, além da associação das senhoras rotarianas do município e da participação de empresários locais e agências bancárias de Realeza nessa colaboração. Uma segunda termocicladora utilizada pelo Laboratório Coronavírus da UFFS/Realeza foi cedida em comodato pela UFPR de Curitiba.

Em seu pronunciamento, a deputada Luciana também destacou um pedido de informações encaminhado esta semana ao governo do estado, no qual questiona o Poder Executivo sobre a execução orçamentária da pasta da Saúde no Paraná. Segundo reportagem recente do portal G1 Paraná, o estado aplicou até o momento apenas 9,6% do orçamento (da rubrica da receita corrente líquida) previsto e autorizado pelo Poder Legislativo. “Por lei, o estado deve destinar no mínimo 12% dos recursos para a Saúde. Em um ano de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o cumprimento dessa obrigatoriedade legal se torna ainda mais necessário”, afirmou Luciana.

Na semana passada, durante um debate com transmissão em tempo real, promovido pelo Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Serviço Público da Saúde e da Previdência do Estado do Paraná (SindSaúde-PR), foi denunciado que estaria ocorrendo também uma baixa execução orçamentária no enfrentamento específico à pandemia do novo coronavírus. Abaixo, inclusive, da parca execução dos orçamentos do Ministério da Saúde (48%) e da conta específica da pandemia (46,6%) pelo governo federal. “O total dos recursos empenhados após 4,5 meses do início do isolamento social e das medidas de combate à pandemia é de apenas 32% do orçamento da Covid-19”, disse na live a coordenadora-adjunta do Sindicato, Ana Cristina de Carvalho Brito.

Informações Assessoria da Assembleia Legislativa do Paraná.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN