Inovações no transporte Acesso aumentam em 30% o número de atendimentos
A frota é composta por nove micro-ônibus que diariamente fazem gratuitamente o transporte de pessoas com deficiência em todas as regionais...
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Por CGN 2
Nesta quarta-feira (12/8), a Prefeitura lançou duas importantes inovações do Transporte Acesso, a roteirização e o portal para agendamento online.
O serviço de micro-ônibus, que faz o transporte porta a porta de pessoas com deficiência a serviços diversos, gratuitamente, conta agora com um sistema inteligente que centraliza os agendamentos do serviço, distribuindo os veículos de forma rápida e com um melhor aproveitamento das rotas e horários.
Além disso, o Acesso agora conta com um portal, que permite que os agendamentos sejam feitos pelos próprios usuários.
A roteirização foi concluída em setembro de 2019 e já nos primeiros meses com o novo sistema, a Central de Agendamentos registrou um aumento mensal de 30% no número atendimentos. Além disso, as eventuais negativas para atendimentos (quando o usuário solicitava o serviço, mas o ônibus que era fixo em cada regional estava lotado) foram zeradas. Dessa forma, todos os cidadãos que solicitam o Acesso são atendidos.
Segundo a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Denise Moraes, a roteirização do Transporte Acesso mostra como é importante utilizar a tecnologia.
“Com ela conseguimos ampliar o número de atendimentos e zerar as negativas, ou seja, todas as pessoas que solicitam o serviço estão sendo atendidas, sem a necessidade de acrescentarmos novos ônibus neste momento.”
Portal
Pelo Portal Acesso, desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o usuário faz seu agendamento, sem precisar telefonar para a Central, com mais autonomia, economia de ligação e agilidade no processo. Denise afirma que o agendamento online promove a autonomia da pessoa com deficiência.
Segundo o usuário Felipe Augusto del Frate, após acessar o portal e fazer o agendamento, ele recebeu rapidamente a confirmação do horário em que o ônibus passaria em sua casa e o horário em que chegaria em seu destino.
“Em dois minutos eu fiz meu agendamento, tudo muito rápido e prático”, conta Felipe.
Sobre o serviço
O Transporte Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência. É usado por Pessoas com Deficiência com alto grau de complexidade, com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo nacional e com residência em Curitiba.
A frota é composta por nove micro-ônibus que diariamente fazem gratuitamente o transporte de pessoas com deficiência em todas as regionais. O transporte faz o translado de ida e vinda da residência a serviços de saúde, como consultas, exame, reabilitação e serviços socioassistenciais não continuados.
Números do Acesso
Em 2019, o Transporte Acesso fez 20 mil atendimentos. Com 1.900 usuários cadastrados, o atendimento mensal médio, antes da pandemia, era de 1.660 pessoas.
A Central do Transporte Acesso fica na sede do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Cristo Rei. A equipe da Central está pronta para atender os usuários, motoristas e atendentes dos ônibus. Com uma sala exclusiva.
Prêmio internacional
O Acesso foi premiado, em setembro de 2018, pela Bloomberg Philantropies, no projeto Transporte Orientado para Inclusão (TOI), um programa de georreferenciamento que visa a dar mais eficiência à Linha Acesso.
Com um aporte de US$ 50 mil da Bloomberg Philantropies, o Transporte Acesso equipou sua sala de atendimento com TV, mesas, cadeiras, equipamentos de informática e impressora de cartão, 12 smartphones para motoristas e atendentes, além de uniformes para que a equipe possa atender da melhor maneira possível os usuários. Foi adquirido também um carro, que dá suporte ao atendimento dos micro-ônibus.
Participaram do lançamento o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o vereador Pier Petruzziello, e a responsável pelo transporte Acesso, Fernanda Moletta.
Informações Assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba.
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