
Saúde faz ação para conter proliferação do mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (10) uma ação estratégica de vigilância e intervenção no bairro Periolo, com...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (10) uma ação estratégica de vigilância e intervenção no bairro Periolo, com o objetivo de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A mobilização envolve mais de 50 agentes de endemias, que vão vistoriar 1.490 imóveis em uma das regiões com maior concentração de casos no município.
Com a utilização de armadilhas específicas, o setor de Endemias identifica áreas com maior incidência do mosquito, o que permite direcionar esforços com mais eficiência. De acordo com o último informe epidemiológico, Cascavel já registra neste ano 36 casos confirmados de dengue e dois de chikungunya. Desses, 19 estão concentrados no Periolo, o que motivou a ação no bairro.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rozane Campiol, explica que a ação é pontual e baseada em monitoramento técnico. “Essa é uma ação de contenção, com foco em uma área classificada como quente. É um olhar cuidadoso, tendo em vista que nessas últimas duas semanas epidemiológicas, semanas 12 e 13, nós tivemos três casos positivos. Com isso, a gente observou que, apesar de todos os trabalhos, todas as orientações já realizadas aqui no local, elas não estão sendo efetivas. Nosso objetivo hoje é identificar e eliminar possíveis criadouros, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus”.
A coordenadora de Endemias, Ana Paula Barboza, reforça que o sucesso do trabalho depende diretamente da participação da população. “É importante que os moradores não só recebam o agente, mas também acompanhem a visita domiciliar, porque o agente vai orientar e mostrar exatamente onde podem estar os criadouros, e esses, muitas vezes, são detalhes que passam despercebidos no dia a dia”.
Entre as orientações repassadas pelos agentes estão a limpeza regular de calhas, vedação adequada de caixas d’água, descarte correto de recipientes e atenção a qualquer objeto que possa acumular água. “Ações simples, feitas de forma contínua, mesmo fora dos períodos de incidência, são fundamentais para reduzir os riscos”, reforça Ana Paula.
A vigilância segue monitorando outras regiões do município, como os bairros Morumbi e Brasília, que também estão no radar para possíveis intervenções futuras, conforme a evolução dos indicadores. A população pode contribuir mantendo os cuidados diários e permitindo o acesso dos agentes devidamente identificados.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou