CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Irã sofre múltiplos ataques em diferentes regiões, incluindo aeroportos e zona industrial

Conforme a Iran International, todas as unidades industriais ativas na Zona Econômica Especial Petroquímica de Mahshahr, no sudoeste do Irã, foram evacuadas por ordem do comitê...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Irã está sofrendo múltiplos ataques em diferentes regiões do país, segundo relatos da mídia local nas últimas horas. A ofensiva inclui aeroportos e zonas industriais importantes de Teerã, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta os EUA e Israel contra ataques mirando infraestrutura civil.

Conforme a Iran International, todas as unidades industriais ativas na Zona Econômica Especial Petroquímica de Mahshahr, no sudoeste do Irã, foram evacuadas por ordem do comitê de emergência da região.

A agência iraniana também informou que explosões foram relatadas em vários locais, incluindo Teerã, Natanz, Shiraz, Bushehr e Bandar Abbas. Já a mídia estatal relatou que ataques aéreos atingiram aeroportos em Kashan, no centro do Irã, Konarak, no sudeste, e Urmia e Khoy, no noroeste. Anteriormente, outros três aeroportos foram atingidos em Teerã, incluindo Mehrabad.

A intensificação dos ataques ocorre enquanto Teerã e Washington continuam negociações em busca de um cessar-fogo. Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou bombardear a infraestrutura energética e outros alvos no país persa, caso um acordo não seja alcançado.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que, mesmo que certa infraestrutura civil seja considerada um objetivo militar, atacá-la continua proibido se houver risco de danos colaterais excessivos a civis. Segundo o porta-voz Stephane Dujarric, um tribunal precisaria decidir se tais ataques seriam crimes de guerra.

Em paralelo, uma reportagem do Jerusalem Post revelou que a Rússia supostamente providenciou uma lista de alvos israelenses, conforme dados de inteligência da Ucrânia. De acordo com o jornal, os 55 alvos eram de infraestrutura crítica de energia para Israel e foram divididos em três categorias com base em sua importância estratégica.

*Com informações da Associated Press

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN