CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Operação Zósimo combate comércio ilegal de ouro em Roraima
Foto: Arquivo PF

Operação Zósimo combate comércio ilegal de ouro em Roraima

PF investiga esquema criminoso de contrabando de ouro retirado de garimpos irregulares e de terras indígenas....

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Operação Zósimo combate comércio ilegal de ouro em Roraima
Foto: Arquivo PF

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 6/8, a Operação Zósimo*, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo comércio de ouro ilegal que seria comprado de contrabando e de garimpos irregulares em terras indígenas ianomâmis, principalmente.

 Aproximadamente 60 policiais federais cumprem 11 mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Justiça em Roraima após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do MPF. Também foi determinado o bloqueio de mais de um milhão e trezentos mil reais dos investigados. São cumpridos cinco mandados em Boa Vista/RR, dois em Pacaraima/RR, dois em Natal/RN, um em São Miguel do Gostoso/RN e um em Jandira/SP.

 O inquérito policial deu seguimento às investigações iniciadas em setembro de 2018, quando um homem tentou embarcar em um avião com três kg de ouro e apresentou documentos falsos para tentar dar aspecto de legitimidade ao ouro, falsidade que foi confirmada por uma testemunha enganada pelo homem.

 Durante essa investigação, o suspeito teria coagido uma testemunha para alterar a versão dos fatos, com o objetivo de tentar reaver o ouro apreendido, sendo alvo de três mandados de busca e apreensão e um de prisão em novembro daquele ano.

 Diante dos documentos e provas angariadas durante as buscas, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa que seria especializada na compra de ouro contrabandeado da Venezuela e de garimpos ilegais localizados em terras indígenas ianomâmis, além de financiarem e participarem diretamente dessa exploração e de fornecerem insumos para a região, como combustível e mercúrio.

As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN