CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel derrete: calor de quase 40°C e tempestade põem Paraná em alerta
Foto: Diego Cavalcante

Cascavel derrete: calor de quase 40°C e tempestade põem Paraná em alerta

A elevação das temperaturas já é sentida na faixa Oeste do Estado. Na quinta-feira (05), os municípios de Cascavel, Capanema e Planalto registraram as maiores temperaturas...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Cascavel derrete: calor de quase 40°C e tempestade põem Paraná em alerta
Foto: Diego Cavalcante

O estado do Paraná enfrenta uma onda de calor intenso nesta sexta-feira (06), com temperaturas que devem se aproximar dos 40°C nas regiões Oeste e Sudoeste, e atingir os 30°C em outras áreas do Estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o forte aquecimento, aliado à movimentação de sistemas meteorológicos, deve resultar em tempestades no sábado (07) e em um leve declínio das temperaturas no domingo (08).

A elevação das temperaturas já é sentida na faixa Oeste do Estado. Na quinta-feira (05), os municípios de Cascavel, Capanema e Planalto registraram as maiores temperaturas de 2026 até o momento, chegando a 38,5°C, 39,6°C e 35,5°C, respectivamente. O valor registrado em Capanema, de 39,6°C, igualou o recorde do ano em todo o Paraná, empatando com Antonina, que atingiu o mesmo índice em 3 de janeiro. A expectativa é de que os recordes sejam superados nesta sexta-feira.

De acordo com Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, “a sexta-feira começou com algumas nuvens, predomínio de sol e, ao longo do dia, as temperaturas se elevam. No Oeste e Sudoeste, as temperaturas ultrapassam a marca dos 35°C, pontualmente podendo se aproximar dos 40°C. No Noroeste e no Norte, as máximas variam de 33°C a 35°C. Nos Campos Gerais, na faixa dos 33°C. No Centro-Sul variam de 28°C a 30°, e na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, ao redor de 30°C”.

O calor, aliado à umidade disponível, favorece a formação de pancadas de chuva nesta sexta-feira, especialmente no Centro, Oeste e Sudoeste do Paraná, com possibilidade de trovoadas localizadas no fim da tarde.

Apesar das temperaturas elevadas, ainda não há configuração de onda de calor, pois o fenômeno exige pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas cinco graus acima da média. Em Cascavel, por exemplo, a máxima média em fevereiro é de 30,1°C, e a diferença foi registrada apenas na quinta-feira (05), devendo ocorrer novamente nesta sexta e no início da tarde de sábado. A expectativa é de queda nas temperaturas a partir de domingo, devido à chuva.

Leonardo Furlan destaca que “onda de calor é um fenômeno de grande escala, atingindo regiões inteiras. No Paraná, o forte aquecimento acima da média está restrito a algumas cidades neste período, possivelmente menor do que cinco dias”.

Tempestades e riscos no fim de semana

No sábado (07), o tempo começa estável, com predomínio de sol e novas elevações nas temperaturas, que devem superar os 30°C ainda antes do meio-dia. A partir do início da tarde, a combinação do calor com o avanço de um cavado meteorológico — sistema que provoca queda de pressão na superfície — favorece a formação de áreas de instabilidade, inicialmente na metade sul do Estado, próximo à divisa com Santa Catarina.

Há previsão de temporais com rajadas de vento, queda de granizo pontual e chuva intensa, o que pode causar alagamentos. As instabilidades ganham força do final da tarde para o início da noite, principalmente no Oeste e Sudoeste, avançando pelo Centro-Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e, com maior intensidade, no Litoral. À noite, a chuva se espalha para o Centro e Norte do Estado, perdendo força na madrugada de domingo.

No domingo (08), a sensação de abafamento permanece devido à grande cobertura de nuvens, mas o sol ainda aparece, elevando as temperaturas. Há possibilidade de pancadas de chuva e temporais localizados, especialmente nos Campos Gerais, Noroeste, Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. No Oeste, Sudoeste e parte do Noroeste, o sol predomina, com chuvas mais irregulares. As temperaturas ultrapassam os 30°C, mas ficam abaixo dos índices registrados nos dias anteriores.

A segunda-feira (09) deve apresentar tempo mais estável na maior parte do Paraná, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva à tarde na faixa Leste, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Alertas e orientações à população

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta risco moderado de tempestades irregulares, chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas no Oeste e Sudoeste nesta sexta-feira (06), com possibilidade de queda de galhos e alagamentos. O risco é considerado baixo no Noroeste, Centro-Sul e Sul do Paraná.

No sábado, o risco é alto em toda a metade Sul do Estado para tempestades intensas, chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado, podendo causar queda de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos e danos em plantações. Na metade Norte, o risco é moderado.

No domingo, o risco é alto no Nordeste do Paraná e baixo no Oeste e Sudoeste para tempestades irregulares, chuva forte em curto período, rajadas de vento e granizo localizado, com potencial para queda de galhos, alagamentos e destelhamentos. Nas demais regiões, o risco é moderado.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mantém monitoramento contínuo do tempo, em parceria com o Simepar. Alertas são enviados gratuitamente à população por SMS, mediante cadastro do CEP no número 40199, ou por WhatsApp, cadastrando o número 61 2034-2611 e interagindo com o contato. Para situações extremas, são utilizados alertas via cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN