
Cascavel derrete: calor de quase 40°C e tempestade põem Paraná em alerta
A elevação das temperaturas já é sentida na faixa Oeste do Estado. Na quinta-feira (05), os municípios de Cascavel, Capanema e Planalto registraram as maiores temperaturas...
Publicado em
Por Fábio Wronski

O estado do Paraná enfrenta uma onda de calor intenso nesta sexta-feira (06), com temperaturas que devem se aproximar dos 40°C nas regiões Oeste e Sudoeste, e atingir os 30°C em outras áreas do Estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o forte aquecimento, aliado à movimentação de sistemas meteorológicos, deve resultar em tempestades no sábado (07) e em um leve declínio das temperaturas no domingo (08).
A elevação das temperaturas já é sentida na faixa Oeste do Estado. Na quinta-feira (05), os municípios de Cascavel, Capanema e Planalto registraram as maiores temperaturas de 2026 até o momento, chegando a 38,5°C, 39,6°C e 35,5°C, respectivamente. O valor registrado em Capanema, de 39,6°C, igualou o recorde do ano em todo o Paraná, empatando com Antonina, que atingiu o mesmo índice em 3 de janeiro. A expectativa é de que os recordes sejam superados nesta sexta-feira.
De acordo com Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, “a sexta-feira começou com algumas nuvens, predomínio de sol e, ao longo do dia, as temperaturas se elevam. No Oeste e Sudoeste, as temperaturas ultrapassam a marca dos 35°C, pontualmente podendo se aproximar dos 40°C. No Noroeste e no Norte, as máximas variam de 33°C a 35°C. Nos Campos Gerais, na faixa dos 33°C. No Centro-Sul variam de 28°C a 30°, e na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, ao redor de 30°C”.
O calor, aliado à umidade disponível, favorece a formação de pancadas de chuva nesta sexta-feira, especialmente no Centro, Oeste e Sudoeste do Paraná, com possibilidade de trovoadas localizadas no fim da tarde.
Apesar das temperaturas elevadas, ainda não há configuração de onda de calor, pois o fenômeno exige pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas cinco graus acima da média. Em Cascavel, por exemplo, a máxima média em fevereiro é de 30,1°C, e a diferença foi registrada apenas na quinta-feira (05), devendo ocorrer novamente nesta sexta e no início da tarde de sábado. A expectativa é de queda nas temperaturas a partir de domingo, devido à chuva.
Leonardo Furlan destaca que “onda de calor é um fenômeno de grande escala, atingindo regiões inteiras. No Paraná, o forte aquecimento acima da média está restrito a algumas cidades neste período, possivelmente menor do que cinco dias”.
Tempestades e riscos no fim de semana
No sábado (07), o tempo começa estável, com predomínio de sol e novas elevações nas temperaturas, que devem superar os 30°C ainda antes do meio-dia. A partir do início da tarde, a combinação do calor com o avanço de um cavado meteorológico — sistema que provoca queda de pressão na superfície — favorece a formação de áreas de instabilidade, inicialmente na metade sul do Estado, próximo à divisa com Santa Catarina.
Há previsão de temporais com rajadas de vento, queda de granizo pontual e chuva intensa, o que pode causar alagamentos. As instabilidades ganham força do final da tarde para o início da noite, principalmente no Oeste e Sudoeste, avançando pelo Centro-Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e, com maior intensidade, no Litoral. À noite, a chuva se espalha para o Centro e Norte do Estado, perdendo força na madrugada de domingo.
No domingo (08), a sensação de abafamento permanece devido à grande cobertura de nuvens, mas o sol ainda aparece, elevando as temperaturas. Há possibilidade de pancadas de chuva e temporais localizados, especialmente nos Campos Gerais, Noroeste, Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. No Oeste, Sudoeste e parte do Noroeste, o sol predomina, com chuvas mais irregulares. As temperaturas ultrapassam os 30°C, mas ficam abaixo dos índices registrados nos dias anteriores.
A segunda-feira (09) deve apresentar tempo mais estável na maior parte do Paraná, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva à tarde na faixa Leste, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro.
Alertas e orientações à população
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta risco moderado de tempestades irregulares, chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas no Oeste e Sudoeste nesta sexta-feira (06), com possibilidade de queda de galhos e alagamentos. O risco é considerado baixo no Noroeste, Centro-Sul e Sul do Paraná.
No sábado, o risco é alto em toda a metade Sul do Estado para tempestades intensas, chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado, podendo causar queda de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos e danos em plantações. Na metade Norte, o risco é moderado.
No domingo, o risco é alto no Nordeste do Paraná e baixo no Oeste e Sudoeste para tempestades irregulares, chuva forte em curto período, rajadas de vento e granizo localizado, com potencial para queda de galhos, alagamentos e destelhamentos. Nas demais regiões, o risco é moderado.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mantém monitoramento contínuo do tempo, em parceria com o Simepar. Alertas são enviados gratuitamente à população por SMS, mediante cadastro do CEP no número 40199, ou por WhatsApp, cadastrando o número 61 2034-2611 e interagindo com o contato. Para situações extremas, são utilizados alertas via cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou