CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a STF autoriza aumento de desconto na aposentadoria de servidores
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF

STF autoriza aumento de desconto na aposentadoria de servidores

Decisão do Supremo manteve válida a lei de Santa Catarina que amplia a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas do serviço público, com o argumento de reduzir o déficit do sistema....

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a STF autoriza aumento de desconto na aposentadoria de servidores
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal manteve válida a lei de Santa Catarina que ampliou a base de cálculo da contribuição previdenciária cobrada de servidores públicos aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada pela Primeira Turma da Corte, sob relatoria do ministro Flávio Dino, e reforça um entendimento que já vinha sendo adotado pelo STF em casos semelhantes.

Na prática, o julgamento confirma que o Estado pode aumentar o valor descontado de aposentados e pensionistas para ajudar a equilibrar as contas do regime próprio de previdência, desde que respeitados os limites legais.

O que estava em discussão

A ação foi movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina contra a Lei Complementar Estadual nº 773/2021, que alterou as regras de cálculo das contribuições previdenciárias cobradas de inativos e pensionistas.

O sindicato alegava que a norma violaria princípios constitucionais, como a razoabilidade e a vedação ao confisco. O STF, no entanto, rejeitou esses argumentos.

Entendimento do STF

No voto vencedor, o relator destacou que o Tribunal já firmou posição de que o aumento da contribuição previdenciária não é inconstitucional, inclusive quando atinge aposentados e pensionistas, desde que tenha como finalidade reduzir o déficit atuarial do sistema previdenciário.

A decisão cita precedente do próprio STF que reconhece que a majoração das alíquotas pode ser um instrumento legítimo para garantir a sustentabilidade financeira do regime de previdência dos servidores públicos.

Além disso, os ministros entenderam que rever a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina exigiria a reanálise de fatos e da legislação local, o que não é permitido em recurso extraordinário.

Honorários aumentados

Com a rejeição do recurso, o STF ainda determinou a majoração em 10% dos honorários advocatícios em desfavor da parte que recorreu, conforme prevê o Código de Processo Civil, respeitando os limites legais e eventuais benefícios de justiça gratuita.

O impacto para aposentados e pensionistas

Embora a decisão não crie uma nova cobrança, ela consolida a validade da lei estadual e reduz as chances de reversão judicial do aumento das contribuições.

Na prática, isso significa que aposentados e pensionistas do serviço público catarinense continuarão tendo descontos mais elevados em seus benefícios, como forma de financiar o sistema previdenciário estadual.

Decisão unânime

O julgamento ocorreu em sessão virtual da Primeira Turma do STF, e a decisão foi unânime, reforçando a jurisprudência da Corte sobre o tema.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN