CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Randolfe: Envio de mensagem de indicação de Messias ao STF não deve ser feita antes do Carnaval

“Eles haverão de julgar o melhor momento para que a mensagem seja encaminhada. Certamente não é nada para antes do Carnaval”, disse Randolfe a jornalistas, após...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta segunda-feira, 2, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), devem ajustar o melhor momento para o envio ao Senado da mensagem de indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o protocolo deve ser realizado só depois do Carnaval.

“Eles haverão de julgar o melhor momento para que a mensagem seja encaminhada. Certamente não é nada para antes do Carnaval”, disse Randolfe a jornalistas, após a sessão de abertura dos trabalhos do Congresso.

Lula anunciou a indicação de Messias em 20 de novembro, mas o Planalto segurou o envio da documentação de Messias com o temor da falta de votos. A mensagem é um passo necessário para que a tramitação passe a andar formalmente.

Sessão do Congresso e MP do Gás do Povo

Randolfe Rodrigues disse que ainda não há definição sobre a data de sessão do Congresso para a análise de vetos presidenciais. Defendeu, porém, que seja marcada para março. Parlamentares pressionam pela votação de vetos ao projeto de dosimetria, que deve reduzir penas aos condenados dos atos de 8 de Janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Randolfe, o governo trabalhará para manter os vetos de Lula.

O senador disse também acreditar que a Medida Provisória (MP) do Gás do Povo deve ter votação concluída ainda nesta semana no Congresso. Segundo ele, se a MP for votada até amanhã, 3, pela Câmara, o Senado conseguiria finalizar a análise ainda nos próximos dias.

Fim da escala 6X1

Randolfe reafirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a jornada de trabalho 6 X 1 é prioridade “ampla e absoluta do governo” para 2026 e há a possibilidade de o governo enviar um texto próprio.

“O que está pacificado é a prioridade do governo no fim da escala 6×1. Seja o Congresso Nacional definindo a prioridade de alguns projetos estando aqui, seja com a própria possibilidade do governo encaminhar um projeto autônomo”, declarou.

CPMI do banco Master

Randolfe voltou a defender as investigações sobre o banco Master, incluindo a possibilidade de uma comissão parlamentar para apurar o caso. “O governo apoia qualquer tipo de investigação, ocorra onde ocorrer, esteja onde estiver, de que forma ela venha a acontecer, seja investigação por parte do Executivo, seja investigações que queiram fazer aqui no Congresso Nacional”, disse.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN