CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Crime e violência seguem como principal preocupação dos brasileiros, aponta pesquisa

No entanto, o instituto destaca que houve uma queda de quatro pontos porcentuais em relação ao mês anterior sobre o tema, o que indica um arrefecimento...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira, 2, aponta que o crime e a violência seguem sendo a principal preocupação do eleitor brasileiro, citados por 41% dos entrevistados. Apesar de já ser um destaque nas pautas nacionais, o assunto ganhou mais tração após a megaoperação no Rio de Janeiro (RJ) em outubro do ano passado.

No entanto, o instituto destaca que houve uma queda de quatro pontos porcentuais em relação ao mês anterior sobre o tema, o que indica um arrefecimento de sua centralidade no debate público após a forte visibilidade observada ao final de 2025. Ainda assim, o Brasil é o sexto País mais preocupado com segurança pública do mundo.

Em seguida aparecem saúde (36%) e corrupção financeira e política (33%), empatada com pobreza e desigualdade social (33%).

“Isso indica um deslocamento gradual do foco para questões estruturais e de impacto mais direto no cotidiano. Também reforça a leitura de que temas institucionais tendem a perder peso relativo quando outras demandas sociais ganham centralidade”, explica o CEO da Ipsos no Brasil, Diego Pagura.

Outros temas relevantes incluem impostos (28%), inflação (26%) e educação (19%). Questões ambientais surgem em patamar intermediário, com mudanças climáticas (18%) e ameaças ao meio ambiente (11%).

Já preocupações como extremismo (9%), declínio moral (5%) e manutenção de programas sociais (3%) aparecem com menor peso.

No campo da percepção geral do País, 45% afirmam que o Brasil está indo na direção certa, avanço de quatro pontos em relação ao mês anterior e de seis pontos na comparação anual. Ainda assim, a maioria (55%) avalia que o Brasil segue no caminho errado, embora esse índice tenha recuado.

A avaliação da economia segue majoritariamente negativa, mas em melhora. Para 43%, a situação econômica é considerada boa, alta de seis pontos em relação ao mês passado e de dez pontos na comparação com um ano atrás. Já 57% ainda classificam o cenário como ruim.

A pesquisa faz parte do levantamento internacional Global Advisor, realizado pela Ipsos entre 24 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, de modo on-line. No Brasil, foram entrevistados cerca de 1.000 adultos, com idade entre 16 e 74 anos. O intervalo de credibilidade é de aproximadamente 3,5 pontos porcentuais.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN