CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

EUA: Trump escolhe Kevin Warsh, ex-assessor de George W. Bush, como próximo presidente do Fed

Warsh, de 55 anos, já fez parte do Conselho de diretores do Fed entre 2006 e 2011. O Conselho é o principal órgão da autoridade monetária...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente americano Donald Trump anunciou que vai nomear o ex-diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Kevin Warsh como o próximo presidente da instituição. Ele deve substituir o atual presidente, Jerome Powell – desafeto de Trump -, cujo mandato à frente do Fed vence em maio.

Warsh, de 55 anos, já fez parte do Conselho de diretores do Fed entre 2006 e 2011. O Conselho é o principal órgão da autoridade monetária dos Estados Unidos e todos os seus integrantes participam do Fomc, o comitê que define as taxas de juros no país.

Ele se formou em políticas públicas na Universidade de Stanford e em direito na Universidade de Harvard, além de ter feito cursos sobre o mercado financeiro e mercado da dívida no MIT. Warsh trabalhou para o Morgan Stanley, um dos principais bancos dos Estados Unidos, entre 1995 e 2002.

No mundo político, Warsh foi assessor econômico do ex-presidente George W. Bush entre 2002 e 2006, saindo para integrar o Fed. Uma vez na autoridade monetária, auxiliou no resgate financeiro de bancos após a crise financeira de 2008. Posteriormente, ele participou da equipe de transição de Donald Trump no primeiro mandato.

Warsh investiu em startups de criptomoedas e tem um perfil avaliado como “conservador” em finanças, com críticas ao aumento da dívida do governo federal americano. Ele é casado com Jane Lauder, filha de Ron Lauder, que supostamente teria despertado a vontade de Trump de obter controle sobre a Groenlândia. O banqueiro também é registrado como eleitor do Partido Republicano.

Trump elogiou Warsh em julho de 2025, afirmando que “ele é muito bem conceituado”. A avaliação é bastante diferente da que Trump tem expressado recentemente sobre Jerome Powell, atual presidente do Fed. Apesar de também ser republicano, Powell é alvo constante de ofensas e ataques de Trump por não reduzir os juros na velocidade desejada pelo presidente do país.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN