CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Presidente Lula será submetido a cirurgia nesta sexta-feira em Brasília

Presidente Lula será submetido a cirurgia nesta sexta-feira em Brasília

A catarata é uma condição comum associada ao envelhecimento e pode provocar visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade na percepção das cores. Considerada segura e...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Presidente Lula será submetido a cirurgia nesta sexta-feira em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido nesta sexta-feira (30) a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento está previsto para ocorrer em um hospital particular de Brasília, após a realização de exames preparatórios feitos na quinta-feira (29). A expectativa da equipe médica é de que o presidente receba alta no mesmo dia.

A catarata é uma condição comum associada ao envelhecimento e pode provocar visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade na percepção das cores. Considerada segura e de baixa complexidade, a cirurgia costuma ser rápida. Em 2020, Lula já havia passado pelo mesmo procedimento, sem registro de complicações.

Desde que reassumiu a Presidência da República, em 2023, o chefe do Executivo já foi submetido a pelo menos quatro procedimentos médicos. Em setembro daquele ano, passou por uma artroplastia total do quadril direito, para tratar um quadro de artrose que lhe causava dores intensas, além de uma blefaroplastia, para retirada de excesso de pele nas pálpebras. As cirurgias duraram cerca de quatro horas e foram consideradas bem-sucedidas.

Em outubro de 2024, o presidente enfrentou um episódio de maior gravidade após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, enquanto cortava as unhas dos pés. Na ocasião, Lula bateu a cabeça, levou cinco pontos na nuca e precisou cancelar a viagem que faria à COP 29, em Baku, no Azerbaijão.

Dois meses depois, após relatar dores de cabeça, exames apontaram uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente. Lula foi transferido de Brasília para São Paulo e submetido, em 9 de dezembro, a uma cirurgia de emergência. O procedimento incluiu uma trepanação, técnica que consiste em pequenas perfurações no crânio para aliviar a pressão causada pelo sangramento. Três dias depois, ele passou por uma nova intervenção, menos invasiva, para complementar a drenagem.

Saúde e cenário político

Durante a campanha eleitoral de 2022, Lula afirmou em diversas ocasiões que não disputaria um quarto mandato. Com o passar do tempo, porém, passou a sinalizar a possibilidade de concorrer à reeleição, desde que esteja em boas condições de saúde.

Aos 80 anos, Lula é o presidente mais velho da história do Brasil e o único a comandar o Palácio do Planalto por três mandatos. O petista costuma destacar a rotina de exercícios físicos e já declarou ter “disposição de 20 anos”, além de afirmar que pretende viver até os 120. Em vídeos divulgados nas redes sociais, ele aparece correndo em uma rampa interna do Planalto, em uma tentativa de demonstrar vitalidade.

Histórico médico

Em 1964, Lula perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho, quando atuava como torneiro mecânico em uma metalúrgica, em São Paulo.

Já em 2011, foi diagnosticado com câncer de laringe. O presidente passou por tratamento com quimioterapia e radioterapia, obtendo remissão completa da doença no início de 2012. Durante a campanha eleitoral de 2022, voltou a apresentar rouquidão, o que gerou especulações sobre uma possível recidiva.

Exames realizados em novembro daquele ano, já após a eleição, indicaram apenas alterações inflamatórias provocadas pelo esforço vocal e uma pequena área de leucoplasia na laringe, considerada um quadro comum. Dias depois, Lula passou por uma laringoscopia para retirada da lesão, sem intercorrências.

Com informações do Metrópoles

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN