Senado dos EUA bloqueia pacote de gastos em disputa por imigração e eleva chances de shutdown
O revés republicano na votação desta quinta-feira ocorreu mesmo após Trump dizer pouco antes “não querer uma “paralisação”. Membros dos dois partidos discutem um possível acordo...
Publicado em
Por Agência Estado
Os democratas do Senado nos EUA votaram nesta quinta-feira, 29, para bloquear um projeto que financia o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês) e várias outras agências. A movimentação ocorreu enquanto eles ameaçavam um shutdown parcial do governo quando o dinheiro acabasse na próxima sexta-feira.
O revés republicano na votação desta quinta-feira ocorreu mesmo após Trump dizer pouco antes “não querer uma “paralisação”. Membros dos dois partidos discutem um possível acordo para separar o financiamento do DHS do restante do pacote e financiá-lo apenas por um curto período.
Na quarta, senadores democratas apresentaram uma lista de exigências para aprovar a medida, incluindo que os policiais do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) retirem suas máscaras e obtenham mandados de prisão. Se essas demandas não forem atendidas, os democratas dizem que estão preparados para bloquear o projeto de gastos de Trump. Os pedidos acontecem após as mortes de Alex Pretti e Renee Good por agentes do ICE em Minneapolis.
No acordo em discussão, a Segurança Interna ainda seria financiada, mas por um curto período para permitir negociações sobre as demandas dos democratas. Outras agências incluídas no projeto de lei seriam financiadas até o final de setembro. O líder democrata do Senado Chuck Schumer, de Nova York, disse que os democratas não fornecerão os votos necessários até que o seja “controlado e reformado”.
Schumer pressionou os republicanos e a Casa Branca para retirar o financiamento da Segurança Interna do restante do projeto de lei, que inclui dinheiro para o Departamento de Defesa e outras agências.
Os democratas também querem um código de conduta aplicável para que os agentes sejam responsabilizados quando violarem as regras. Schumer disse que os agentes deveriam ser obrigados a ter “máscaras fora, câmeras corporais ligadas” e portar identificação adequada, como é prática comum na maioria das agências de aplicação da lei.
Já os republicanos da Câmara disseram que não querem mudanças no projeto que aprovaram na semana passada. Em uma carta a Trump na terça-feira, a bancada conservadora Freedom Caucus escreveu que seus membros estão dando apoio ao presidente Trump e ao ICE. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou