
PMPR amplia controle de fronteira com base estratégica do BPFron em Santa Helena
A solenidade contou com a presença do Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

A Polícia Militar do Paraná consolidou mais uma etapa fundamental do cinturão de segurança na fronteira com a inauguração da nova base operacional do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) em Santa Helena. Este avanço estratégico, concretizado nesta quinta-feira (29), representa um investimento expressivo do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública para blindar o território paranaense contra o crime organizado. A nova estrutura foi planejada para servir como um centro de inteligência e pronto emprego, permitindo que as equipes especializadas atuem com maior agilidade na repressão ao tráfico de drogas, armas e contrabando, monitorando de forma constante as rotas de entrada e escoamento de ilícitos na região do Lago de Itaipu.
A solenidade contou com a presença do Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes. Também prestigiaram o evento o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, o Subcomandante-Geral, Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, o Comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Valmir de Souza, o Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Tenente-Coronel Alexandre Lopes Dias, e o Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), Tenente-Coronel Eldison Martins do Prado , além das autoridades locais representadas pelo Prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, e pela Vice-prefeita Fabricia Bedendo.
Para enfrentar as demandas complexas desta área de divisa, a unidade foi equipada com o que há de mais moderno em tecnologia militar e logística. O aporte tecnológico inclui o uso de fuzis de última geração e uma frota robusta composta por caminhonetes de grande porte, como o modelo Dodge Ram. Além disso, a base opera de forma integrada ao sistema Olho Vivo e conta com o suporte de drones, embarcações e apoio aéreo constante, assegurando uma vigilância total e de alta precisão sobre as rotas criminosas.
Um dos diferenciais deste novo modelo é a integração absoluta entre as forças de segurança pública. A base operacional de Santa Helena funcionará como um ponto de convergência para o trabalho conjunto entre a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Receita Federal, as Forças Armadas e a Polícia Civil, além da colaboração com secretarias estaduais e autoridades municipais. Essa união de esforços permite o compartilhamento de dados de inteligência e a execução de grandes operações integradas, sufocando as redes criminosas que tentam utilizar a fronteira paranaense para abastecer outras regiões do país.
Durante a solenidade, o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou que o objetivo principal do projeto é a proteção das divisas e o combate direto ao crime organizado. Ele explicou que a unidade é fruto de estudos técnicos que fundamentaram a projeção de onze bases estratégicas pelo estado, sendo a de Santa Helena uma peça-chave para aumentar a segurança da população local e de todo o Paraná. ”Embora a unidade conte com infraestrutura moderna, aeronaves e viaturas de primeira geração, o elemento mais importante é o material humano, visto que o policial militar está altamente capacitado e motivado graças aos investimentos que o Governo tem feito para garantir as melhores condições de trabalho”, comentou.
Ao concluir sua fala, o Coronel Jefferson Silva reafirmou o compromisso da corporação em manter o Paraná como referência em controle de fronteiras. Segundo ele, o BPFRON atuará de forma incansável, em conjunto com todas as demais unidades da Polícia Militar, para elevar a proteção das famílias paranaenses. “Com essa inauguração, o Paraná não apenas moderniza sua atuação policial, mas estabelece uma presença permanente e estratégica que combina tecnologia de ponta, valorização profissional e uma integração institucional sem precedentes para garantir a paz social e a ordem pública na faixa de fronteira e em todo o Estado”, ressaltou.
Centro de Comunicação Social da PMPR
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou