CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a PMPR amplia controle de fronteira com base estratégica do BPFron em Santa Helena
Foto: PMPR

PMPR amplia controle de fronteira com base estratégica do BPFron em Santa Helena

A solenidade contou com a presença do Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a PMPR amplia controle de fronteira com base estratégica do BPFron em Santa Helena
Foto: PMPR

A Polícia Militar do Paraná consolidou mais uma etapa fundamental do cinturão de segurança na fronteira com a inauguração da nova base operacional do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) em Santa Helena. Este avanço estratégico, concretizado nesta quinta-feira (29), representa um investimento expressivo do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública para blindar o território paranaense contra o crime organizado. A nova estrutura foi planejada para servir como um centro de inteligência e pronto emprego, permitindo que as equipes especializadas atuem com maior agilidade na repressão ao tráfico de drogas, armas e contrabando, monitorando de forma constante as rotas de entrada e escoamento de ilícitos na região do Lago de Itaipu.

A solenidade contou com a presença do Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes. Também prestigiaram o evento o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, o Subcomandante-Geral, Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, o Comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Valmir de Souza, o Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Tenente-Coronel Alexandre Lopes Dias, e o Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), Tenente-Coronel Eldison Martins do Prado , além das autoridades locais representadas pelo Prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, e pela Vice-prefeita Fabricia Bedendo.

Para enfrentar as demandas complexas desta área de divisa, a unidade foi equipada com o que há de mais moderno em tecnologia militar e logística. O aporte tecnológico inclui o uso de fuzis de última geração e uma frota robusta composta por caminhonetes de grande porte, como o modelo Dodge Ram. Além disso, a base opera de forma integrada ao sistema Olho Vivo e conta com o suporte de drones, embarcações e apoio aéreo constante, assegurando uma vigilância total e de alta precisão sobre as rotas criminosas.

Um dos diferenciais deste novo modelo é a integração absoluta entre as forças de segurança pública. A base operacional de Santa Helena funcionará como um ponto de convergência para o trabalho conjunto entre a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Receita Federal, as Forças Armadas e a Polícia Civil, além da colaboração com secretarias estaduais e autoridades municipais. Essa união de esforços permite o compartilhamento de dados de inteligência e a execução de grandes operações integradas, sufocando as redes criminosas que tentam utilizar a fronteira paranaense para abastecer outras regiões do país.

Durante a solenidade, o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou que o objetivo principal do projeto é a proteção das divisas e o combate direto ao crime organizado. Ele explicou que a unidade é fruto de estudos técnicos que fundamentaram a projeção de onze bases estratégicas pelo estado, sendo a de Santa Helena uma peça-chave para aumentar a segurança da população local e de todo o Paraná. ”Embora a unidade conte com infraestrutura moderna, aeronaves e viaturas de primeira geração, o elemento mais importante é o material humano, visto que o policial militar está altamente capacitado e motivado graças aos investimentos que o Governo tem feito para garantir as melhores condições de trabalho”, comentou.

Ao concluir sua fala, o Coronel Jefferson Silva reafirmou o compromisso da corporação em manter o Paraná como referência em controle de fronteiras. Segundo ele, o BPFRON atuará de forma incansável, em conjunto com todas as demais unidades da Polícia Militar, para elevar a proteção das famílias paranaenses. “Com essa inauguração, o Paraná não apenas moderniza sua atuação policial, mas estabelece uma presença permanente e estratégica que combina tecnologia de ponta, valorização profissional e uma integração institucional sem precedentes para garantir a paz social e a ordem pública na faixa de fronteira e em todo o Estado”, ressaltou.

Centro de Comunicação Social da PMPR

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN