Lula encontra presidente de direita da Bolívia e o convida para visita ao Brasil
No ano passado, Paz derrotou aliados do petista e encerrou duas décadas do Movimento Socialista no poder em La Paz. Lula foi muito próximo de Evo...
Publicado em
Por Agência Estado
Em busca de aproximação com lideranças de direita da América Latina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira, dia 28, com o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz.
No ano passado, Paz derrotou aliados do petista e encerrou duas décadas do Movimento Socialista no poder em La Paz. Lula foi muito próximo de Evo Morales e do último presidente de esquerda, Luis Arce Catacora.
O encontro revela uma estratégia de Lula de abrir canais de diálogo e oportunidades de cooperação política com potenciais adversários ideológicos e revelar uma face mais pragmática da política externa brasileira. O Palácio do Planalto teme um eventual “cerco” ao petista, incentivado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula e Paz realizaram seu primeiro encontro pessoal na Cidade do Panamá. Eles foram convidados a discursar no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
A reunião foi buscada pelo petista, que encomendou a aproximação à diplomacia brasileira e despachou à capital boliviana seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, dois dias antes.
Os dois presidentes combinaram uma visita de Estado do boliviano a Brasília, a ser realizada ainda no primeiro semestre de 2026, conforme a Presidência da República.
Eles também conversaram sobre uma pauta de interesse comum: combate ao crime organizado, energia e infraestrutura/logística.
“Os presidentes discutiram as rotas para a integração sul-americana e alternativas para garantir o acesso da Bolívia a portos e ao escoamento de sua produção. Também trataram da retomada dos diálogos na área energética e iniciativas conjuntas para combater o crime organizado na Amazônia”, disse o Palácio do Planalto, em nota.
O presidente aproveitou a visita ao Panamá para realizar encontros de trabalho com lideranças conservadoras da América Latina.
Além do anfitrião José Raúl Mulino, Lula também manteve um primeiro encontro com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, aliado e identificado com o bolsonarismo e outrora crítico do petista.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou